sexta-feira, 7 de abril de 2006

O PROFESSOR


- Pai, quem é aquele homem na TV?
- É o Professor Luizinho, meu filho.
- Professor? E ele dá aula de quê?
- Ele não dá aula, meu filho. Ele é político. Professor é o nome dele. Na verdade, apelido. O nome é Luiz.
- Mas se ele não dá aula, não devia se chamar "professor".
- É que antes de ser político ele era professor, meu filho...
- Ah. Ser professor é legal, né? Quando crescer quero ser professor. Olha como ele tá feliz...
- É. Ele foi absolvido. Perdoado. Inocentado.
- O que ele fez?
- Foi acusado de pegar um dinheiro que não era dele.
- E pegou?- Pegou.- Então ele é culpado!
- É. Mas foi inocentado. E agora está feliz.
- Quem inocentou?
- Os colegas.
- Professores?
- Não, políticos.
- Se fossem professores não inocentavam.
- Como é que você sabe, meu filho?
- Ah, meus professores, quando pegam um aluno que roubou o lápis do outro, levam pra Diretoria. Dizem que quem rouba não merece respeito.
- ...
- Pai?
- Oi, filho.
- O que é melhor ser, professor ou político?
- Ah, filho, depende. Professores educam. Políticos fazem leis, representam o povo.
- O professor Luizinho representa você?
- Eu? Eu não, Deus me livre! Não votei nele.
- Então ele representa quem?
- Outras pessoas, que votaram nele.
- Essas pessoas sabiam que ele pega dinheiro que não é dele?
- Não sei. Acho que não.
- Pai?
- Oi, filho.
- Quem ganha mais dinheiro, professores ou políticos?
- Ah, os políticos. Muito mais!
- Então não entendi.
- O quê, meu filho?
- Se como político o Luizinho ganha muito mais dinheiro do que como professor, pra que ele pegou o dinheiro?
- ...
- Pai?
- O que é, filho?
- Quando deixar de ser político, o Luizinho vai voltar a ser professor?
- Não sei, filho. Talvez.
- Então vou rezar pro papai do céu.
- Pra quê, filho?
- Pra que ele não venha dar aula na minha escola...

Nenhum comentário: