sexta-feira, 31 de março de 2006

Não esqueça...

Ninguém merece

Lulla guru


- Depois de privatizar o estado para o PT, Lula, o grande culpado de tudo, se limita a dar conselhos de auto-ajuda.

Do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) sobre Lula, que, ao comentar a demissão do ex-ministro da Fazenda, disse que "tudo isso significa para Palocci uma lição, um aprendizado".
Um casal foi de férias a um resort no norte.

O marido gostava de pescar, e a esposa gostava de ler. Um dia o maridovoltou duma pescaria após ter acordado muito cedo e foi tirar uma soneca.

Enquanto ele dormia, a esposa decidiu sair com o barco. Ela não conhecia o lago muito bem, assim que ela remou não muito longe, ancorou e começou aler um livro. De repente chega um Fiscal de Pesca com seu barco, aproxima-sedo barco da senhora e pergunta o que está fazendo?

- Lendo um livro. - responde ela.

O Fiscal de Pesca lhe diz que ela está numa área proibida para pesca e ela lhe responde que não está pescando.

Ao qual ele responde:

- Mas a senhora possui todo o equipamento. Eu terei que apreendê-lo e multá-la.

Brava com a atitude não muito razoável do Fiscal, ela lhe disse:

- Se o senhor o fizer, irei processá-lo por estupro!

Chocado com a afirmação da senhora, ele responde:

- Mas eu nem sequer a toquei!

Ao qual a senhora responde:

- Sim, mas o senhor possui todo o equipamento!

Millôr



Uma vez que o privilégio é institucionalizado,a canalhice vira religião.

Arnaldo Jabor

A política sempre viveu da mentira, no Brasil e no mundo.

Para ouvir clique aqui.

Vergonha


Toda semana tem jantar na casa de Valdemar Costa Neto (PL-SP), que renunciou para não ser cassado e continua em alta no governo Lula. Ali, expoentes do mensalão combinam esforços para livrar a cara dos que tiveram a infelicidade de ver seus processos chegar ao plenário.

Painel do Leitor - Folha de S. Paulo



Mão atadas

"O que fazer para que um país como o Brasil possa sair desse mar de lama? Infelizmente, nada. Porque, quando vozes se levantam para poder levar ao banco dos réus aqueles que vergonhosamente roubam e tripudiam sobre o povo brasileiro, aparecem as tais liminares que impedem que sejam apurados a fundo os trambiques dos que estão no poder. É uma pena que estejamos de mãos atadas. Nossa indignação não tem resposta, pois o brasileiro se sente traído e massacrado. Fica aqui minha solidariedade ao caseiro Francenildo."
Cleusa Guerreiro Hugueney (Uberlândia, MG)

Frase


"O ministro Márcio Thomaz Bastos não é mais digno do cargo." Senador Almeida Lima (PMDB-SE) criticando a quebra ilegal de sigilo do caseiro “Nildo”

48 bilhões


Foi, em 2005, a diferença entre os valores destinados pelo governo Lula ao custeio da máquina pública (R$ 63,9 bi) e os investimentos (R$ 15,9 bi). Em números relativos, as despesas com material, viagens e diárias superaram em quatro vezes o liberado para rodovias, saneamento e energia elétrica.

Pensamento

"COMECE, SIMPLESMENTE DE ONDE VOCÊ ESTÁ. INEXISTEM PONTOS DE PARTIDA." August Wilson

Artigo


É UMA VERGONHA!
por Boris Casoy - Folha de S. Paulo


Jamais o Brasil assistiu a tamanho descalabro de um governo. Quem se der ao trabalho de esmiuçar a história do país certamente constatará que nada semelhante havia ocorrido até a gestão do atual ocupante do Palácio do Planalto. Há, desde o tempo do Brasil colônia, um sem número de episódios graves de corrupção e de incompetência. Mas o nível alcançado pelo governo Lula é insuperável.

Não se trata de um ou de alguns focos de corrupção. Vai muito além. Exibe notável desprezo pelas liberdades e pela democracia. Manipula a máquina administrativa a seu bel-prazer, de modo a colocar o Estado a favor de sua inesgotável sanha de poder. Um exemplo mais recente é a ação grotesca contra um simples caseiro, transformado em investigado por dizer a verdade depois de ser submetido a uma ação de provocar náuseas em qualquer stalinista.

Não se investiga o ministro Palocci, acusado de freqüentar um "bunker" destinado a operar negócios escusos em Brasília e de ter mentido a respeito ao Congresso. Tenta-se, a qualquer preço, desqualificar a testemunha para encobrir o óbvio. E o desespero da empreitada conduziu a uma canhestra operação que agora o governo pretende encobrir, inclusive intimidando o caseiro.

Do presidente da República, sob a escusa pueril de dever muito a Palocci (talvez pela conquista do troféu dos juros mais altos do mundo e pelo crescimento ridículo do PIB), só se ouve a defesa pífia dos que não conseguem dissimular a culpa. A única providência das autoridades federais foi um simulacro de investigação, com a cumplicidade da Caixa Econômica Federal.

Todos os limites foram ultrapassados; não há como o Congresso postergar um processo de impeachment contra Lula. Ou melhor, a favor do Brasil.

O argumento para não afastar Lula, de que sua gestão vive os últimos meses, é um auto-engano! A proximidade das eleições faz com que o governo use e abuse ainda mais do poder. Desde o início, este governo é envolvido na compra de consciências, na lubrificação da alma de órgãos de comunicação por meio de gigantescas verbas publicitárias e de perseguir os que lhe negam aplauso.

Outro argumento usado para não afastar Luiz Inácio Lula da Silva é a sua biografia, a saga do trabalhador, do sindicalista que chegou a presidente. Ora, aquele metalúrgico já não existe há muito tempo. Sua legenda enferrujou. Foi tragado por sua verdadeira figura, submetido a uma metamorfose às avessas.

As razões legais para o processo de impeachment gritam no artigo 85 da Constituição, que versa sobre os crimes de responsabilidade do presidente. Basta ler os seguintes motivos constantes da Carta Magna para que o Congresso promova o processo de impeachment de Lula: atentar contra o livre exercício do Poder Legislativo, contra o livre exercício dos direitos individuais ou contra a probidade da administração. Seguem alguns exemplos ilustrativos.

No "mensalão", fato que Lula tentou transformar em um pecadilho cultural da política brasileira, reside um grave atentado contra o livre funcionamento do Congresso Nacional. A compra de consciências não só interferiu na vida do Poder Legislativo como também demonstrou a disposição petista de romper a barreira entre a democracia e o autoritarismo, utilizando a máxima de que os fins justificam os meios.

Jamais as instituições bancárias estatais foram tão agredidas. O Banco do Brasil teve seu dinheiro colocado a serviço de interesse escusos; a Caixa Econômica Federal também, demonstrando que o sigilo bancário de seus depositantes foi posto à mercê da pilantragem política.

No escândalo dos Correios, mais que corrupção, foi posto a nu, além do assalto aos cofres públicos, um cuidadosamente urdido esquema de satrapias destinado a alimentar as necessidades pecuniárias de participantes da mesma viagem. Como costuma acontecer nesses casos, o escândalo veio à tona na divisão do botim.

Causa perplexidade, também, a maneira cínica com que o governo tenta se defender, usando todos os truques jurídicos para criar uma carapaça que evite investigações de suspeitas gravíssimas em torno do presidente do Sebrae, o generoso Paulo Okamotto, pródigo em cobrir gastos do amigo Lula -sem que ele saiba. Aliás, ele nunca sabe de nada...

Lula passará à história, além de tudo, como alguém que procurou amordaçar a imprensa com a tentativa da criação de um orwelliano "conselho" nacional de jornalismo e com uma legislação para o audiovisual, que tentou calar o Ministério Público pela Lei da Mordaça e que protagonizou uma pueril tentativa de expulsar do país um correspondente estrangeiro que lhe havia agredido a honra.

Neste momento grave, o Congresso Nacional não pode abdicar de suas responsabilidades, sob o perigo de passar à história como cúmplice do comprometimento irreversível do futuro do país. As determinantes legais invocadas para o processo de impeachment encontram, todas elas, respaldo nos fatos.

Mas, infelizmente, na Constituição brasileira falta uma razão que bem melhor poderia resumir o que estamos assistindo: Lula seria o primeiro presidente a sofrer impeachment não apenas pela prática de crimes de responsabilidade mas também pelo ímpar conjunto de sua obra.

quinta-feira, 30 de março de 2006

Resultado da enquete


Você concorda com o voto secreto no legislativo(deputados federais e estaduais, senadores e vereadores)?

Sim, nem sempre eles devem divulgar seus votos - 20,83%

Não, eles devem satisfação do que votam para a população - 75,00%

Não acho nada - 4,17%

Imagens do dia



Imagens do dia (2)





Frase


"Eu daria um Oscar para os dirigentes do PT, porque eles fingem muito bem, têm cara de santo. Me sinto uma débil mental por acreditar no que acreditei." Danuza Leão, jornalista e escritora.

Relógio da Mentira

Um cidadão morreu e foi para o céu.

Enquanto estava em frente a São Pedro nos Portões

Celestiais, viu uma enorme parede com relógios atrás dele.

Ele perguntou:

- O que são todos aqueles relógios?

São Pedro respondeu:

- São Relógios da Mentira.. Todo mundo na Terra tem um

Relógio da Mentira. Cada vez que Você mente, os ponteiros se movem mais rápido.

- Oh!! - exclamou o cidadão

- De quem é aquele relógio ali?

- É o de Madre Teresa. Os ponteiros nunca se moveram, indicando que ela nunca mentiu.

- E aquele, é de quem?

- É o de Abraham Lincoln. Os ponteiros só se moveram duas vezes, indicando que ele só mentiu duas vezes em toda a sua vida.

- E o Relógio do Lula, também está aqui?

- Ah! O do Lula está na minha sala.

- Ué - espantou-se o cidadão. - Por quê?

E São Pedro, rindo:

- Estou usando-o como ventilador de teto!!

Enviado por Arivelto

Claudio Humberto


Um ex-religioso e parlamentar petista levou à direção do partido uma queixa contra o deputado Professor Luizinho (PT-SP), que estaria alcoolizado durante o vôo TAM JJ 3705, de Brasília para São Paulo, no último dia 17.

Carta ao Presidente


Caro Sr. Presidente da República Federativa do Brasil.

Venho por meio desta comunicação manifestar meu total apoio ao seu esforço de modernização do nosso país. Como cidadão comum, não tenho muito mais a oferecer além do meu trabalho, mas já que o tema da moda é Reforma Tributária, percebi que posso definitivamente contribuir mais.

Vou explicar:

Na atual legislação, pago na fonte 27,5% do meu salário. Como pode ver, sou um brasileiro afortunado. Sou obrigado a concordar que é pouco dinheiro para o governo fazer tudo aquilo que promete ao cidadão em tempo de campanha eleitoral. Mesmo juntando ao valor pago por dezenas de milhões de assalariados! Minha sugestão, é invertermos os percentuais. A partir do próximo mês autorizo o Governo a ficar com 72,5% do meu salário. Portanto, eu receberia mensalmente apenas 27,5% do resultado do meu Trabalho mensal.

Funcionaria assim:

Eu fico com 27,5% limpinhos, sem qualquer ônus. O Governo fica com 72,5% e leva as contas de:
-Escola,
-Convênio médico,
-Despesas com dentista,
-Remédios,
-Materiais escolares,
-Condomínio,
-Água,
-Luz,
-Telefone,
-Energia,
-Supermercado,
-Gasolina,
-Vestuário,
-Lazer,
-Pedágios,
-Cultura,
-CPMF,
-IPVA,
-IPTU,
-ISS,
-ICMS,
-IPI,
-PIS,
-COFINS,
-Segurança,
-Previdência privada e qualquer taxa extra que por ventura seja repentinamente criada por qualquer dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Um abraço Sr. Presidente e muito boa sorte, do fundo do meu coração!

Ass: Um trabalhador que já não mais sabe o que fazer para conseguir sobreviver com dignidade.

(E-mail repassado por: André Giovanella)

Cartas dos Leitores - O Globo


O sigilo do caseiro

A escandalosa quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa, maquinada pelo PT e levada a cabo pela Caixa Econômica Federal, evidencia que o partido não tem projeto de governo, mas tão-somente projeto de poder e, para sustentar este projeto, não hesitará em continuar desprezando o ordenamento legal, aliciando o Judiciário, corrompendo o Legislativo e inflando o Executivo com seus militantes. A vocação stalinista e totalitária do PT está cada vez mais evidenciada, e me desagrada profundamente a possibilidade de continuar sendo governado por um “Grande Irmão” (Big Brother), tal como no livro “1984” do escritor inglês George Orwell, que se arroga todo o poder, valendo-se de métodos sinistros, espúrios e ilegais para “tudo ver, tudo ouvir e tudo saber”, visando à manutenção deste poder. Hoje, a vítima foi o caseiro, amanhã, quem será?
TÚLLIO MARCO SOARES CARVALHO
(por e-mail, 21/3), Belo Horizonte, MG

Pensamento

"O SILÊNCIO É SEMPRE BELO. " Desconhecido

Artigo


A SENHORA ESTÁ DESCULPADA, DEPUTADA
Percival Puggina


Na verdade, nem precisava pedir desculpas. Ao vê-la sair dançando pelo plenário no momento em que se confirmava a absolvição do deputado João Magno (PT/MG), não pude deixar de rir. O humor e o riso têm esse poder de se impor, às vezes, em circunstâncias totalmente indevidas. Já ouvi gargalhadas em velórios. E já vi pessoas rirem incontidamente em circunstâncias protocolares severas.

Então, a senhora me fez rir. Nem sua figura, nem a impropriedade de sua conduta escapam a quem tenha aberto os olhos do corpo e da consciência. Mas sua explosão de alegria corporal e fisionômica, num momento em que a nação encobria o rosto envergonhada, me fez lembrar cena assistida em noticiário da TV. Um motorista, totalmente embriagado, fora detido para se submeter ao bafômetro. Enquanto ele estava ali, cambaleante, esperando, chegou uma repórter e perguntou: “O senhor ingeriu bebida alcoólica?” Ao que o sujeito, tomando-lhe o microfone da mão, respondeu: “Bebi nada! Quer ver?” E esvaziou os pulmões soprando o microfone como se aquilo fosse um bafômetro. Sua ginga, deputada, e os cambaleios do beberrão têm muito em comum. E ambos fazem rir, pois refletem a profunda ignorância da própria condição.

Acabo de receber do autor, Antônio Silvestri, um exemplar do livro “O vôo da serpente e o tombo do condor”. Há ali, dona Ângela, uma passagem que descreve sua situação. O trecho refere o processo de tomada das consciências: primeiro as mentes são lavadas dos conceitos anteriores, depois destruídas, em seguida é feito o mesmo com o cérebro, e, finalmente, o cérebro é ocupado. A partir de então, o “nós” coletivo que assim procedeu assume o comando, da mesma forma que os vapores alcoólicos dominam o bêbado. A única diferença está no fato de que a embriaguez terá passado na manhã seguinte ao passo que sua moléstia é quase intratável.

Enquanto a mente não dominada do leitor destas linhas ponderava aquelas absolvições e se entristecia ou revoltava, vossa excelência dançava. E naquele mesmo balanço, milhões e milhões de brasileiros, cérebros lavados, enxaguados e dominados, continuam crendo que se fez justiça, que não houve culpa, que não existiu mensalão, que caixa dois é coisa normal, que o filho de Lula merece, que o governo busca laboriosamente a verdade, que o Duda é credor da gratidão do PT, que a maldosa direita é responsável pela crise e que nosso primeiro mandatário é inocente como uma virgem de Atenas. Ou, mais desavergonhadamente, justificam as safadezas da avenida com as sacanagens do beco vizinho. A senhora não tem culpa alguma. É apenas recente imagem visível de todos os que não mais respondem por seus atos.

quarta-feira, 29 de março de 2006

Claudio Humberto


O presidente Lula, que não perde nem inauguração de bica d’água, passou longe da inauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Para ele, seria como entrar num trem-fantasma.

Tutty Vasques


A maldição dos 10%
ACM acha que 90% da aliança do PFL com o PSDB está consolidada. “Falta ainda negociar 10%.” É impressionante como tudo no Brasil depende de 10%.

Millor


Aprendi com o vosso Presidente:
O caixa dois das campanhas eleitorais, a fome, a discriminação, o desemprego, o mensalão, a incompetência, tudo isso é o que se chama "a ordem natural das coisas"

Viva a casa dos nossos dignos representantes...


No dia do depoimento do caseiro Francenildo Costa na CPI dos Bingos, o Planalto concluiu que deveria responder à oposição “com a mesma moeda”. Chegou a recomendar aos aliados a convocação da baiana Adriana Barreto para depor. Ela teve um ruidoso relacionamento com o senador ACM.

Será?


Lulla dizia: "Devo muito ao Palocci."

Pergunto: A demissão do ministro, significa que o Okamoto pagou a dívida?

Torra-torra


  • O processo de licitação nº 00140000054/2006-74 vai arrancar do bolso do contribuinte a bagatela de R$ 62.760,00 para que o gabinete presidencial seja entupido com 22 toalhas de mesa e 20 toalhas para lavabo, todas em linho branco bordado. Isso significa que daria para pagar exatas 1046 contribuições do programa Bolsa Família.
  • O processo de licitação nº 00140.000455/20005-43 vai levar dos cofres públicos R$ 159.939,92 para a aquisição de materiais diversos de papelaria. De uma lista de quarenta e nove itens constam 230 almofadas para carimbo, 12.200 canetas esferográficas, 19.100 pastas plásticas, 10 mil capas plásticas e, 3.848 pilhas alcalinas.

Enquanto isso, o cidadão comum se estrepa para pagar as contas com material escolar.

Fórum dos leitores - O Estado de S. Paulo


Gerando empregos

Triste realidade a do governo Lula. Prometeu emprego... mas é na China, pois empresas brasileiras estão utilizando mão-de-obra de empresas chinesas, como a Azaléia e outras mais. Isto é o Brasil do governo PT. E querem a reeleição!
PAULO M. PERAZZO
pmperazzo@terra.com.br
Santos

Pensamento

"TUDO NESTE MUNDO É REALIZADO PELA ESPERANÇA." Martin Luther King

Hipoglós

Um sujeito entra num restaurante e ao olhar o cardápio, se espanta com o nome de um prato local. Era um prato a base depeixe e chamava-se: "HIPOGLÓS".

Pergunta o sujeito ao garçom:

- HIPOGLÓS???? - Que raio de prato é esse?

E o garçon responde na bucha:

- É PACÚ ASSADO.

Imagem do dia

sexta-feira, 24 de março de 2006

Agora sim, nos clocaram outro nariz de palhaço



Espero que em outubro a manchete seja essa: "Deputada Ângela Guadagnin dançou!".

Quem não viu a palhaçada clique aqui.

Trechos da entrevista do ex-Presidente da República FHC à Revista Veja


Acho extraordinário ouvir o Lula hoje em dia. Chego até a pensar: "Mas esse é o Lula ou sou eu?"

Eles nem falam mais em classe trabalhadora. A liderança do PT é de classe média, de gente que ascendeu socialmente, via sindicalismo, e se comporta hoje quase como se vivesse o "american dream" – algo como "eu cheguei lá, consegui deixar minha classe de origem para trás".

Alguns setores do PT ainda se pensam revolucionários e o PSDB nunca se pensou como tal. Essa auto-representação é um problema para o PT, porque impediu que ele tivesse uma prática política conseqüente. No governo, fiz alianças porque tinha propostas para o país. O PT chegou ao governo sem nenhuma. Teve de tecer alianças sem programa – e, quando você tem de fazê-las dessa forma, acaba sendo engolido por elas. É patético ver o Lula correndo atrás do PMDB. Quais são as propostas que estão por trás disso? Não há.

Acho que ninguém precisa ter universidade no currículo para ser presidente. Afinal de contas, há muita gente com grau superior que não sabe nada. Mas acho importante que o político tenha aprendido algo. Ele tem de ler, tem de ter curiosidade intelectual. Porque, senão, você fica sem bases mais sólidas para discernir. O presidente Lula tem muita sorte. Não passou por nenhuma crise econômica com efeitos globais como as que tive de enfrentar. Não foi provado. Fica mais fácil, assim, comportar-se apenas como um relações-públicas do próprio governo. Não quero desmerecê-lo, mas ninguém sente que ele está no comando. O presidente Lula é tático, não é estratégico. Para ser estratégico, é preciso ter formação. É necessário dominar conceitos a partir dos quais é possível escolher determinados caminhos.

O preparo intelectual também permite que você perceba que herdou muito. O presidente Lula dá a impressão de que acha que está fundando o Brasil. Acho que isso é autêntico nele, porque o Lula não tem um conhecimento mais profundo da história. Então, acredita mesmo que está fazendo tudo pela primeira vez.

Pessoalmente, temos uma relação fácil. Mas esse negócio de o Lula viver dizendo que fez mais do que eu... Qualquer hora ele vai comemorar o fato de que, quando deixar o governo, haverá mais brasileiros vivos do que no fim do meu último mandato.

No atual governo, a corrupção foi feita de maneira organizada pelo partido do presidente. Tanto é que toda a cúpula do PT caiu. Se Lula não sabia do mensalão, que ingenuidade a dele, hein?

Quem tem @ tem medo


O Planalto acionou interlocutores junto ao ministério público paulista para um acordo garantindo que não será solicitada a prisão de Palocci, após deixar o cargo, no curso das investigações da roubalheira de Ribeirão Preto.

O homem que tinha insônia

O sujeito vai ao médico reclamando de insônia.

- Quer dizer que o senhor não consegue dormir bem durante a noite? - pergunta-lhe o médico.

- Não, doutor! À noite e pela manhã até que eu durmo bastante bem. É à tarde que a insônia ataca!

Clones



Cartas dos Leitores - O Globo


Analisando-se as últimas pesquisas eleitorais chega-se, mais uma vez, à triste e desalentadora constatação de que o brasileiro tem irresistível vocação para escolher políticos e governantes medíocres. Só dessa forma se entende a recuperação do presidente, depois de ficar demonstrado o envolvimento do governo nas mutretas que vieram a público nos últimos dez meses. Ignorar que o presidente, na melhor das hipóteses, sabia de tudo, e aceitar tal comportamento como normal, é lamentável.
RENATO BRAGA VILLELA
(por e-mail, 16/3), Niterói, RJ

Frase


"Eu vi lá um Judas (boneco tradicional na Páscoa) do ex-presidente Sarney. Judas é um personagem lamentável, mas comparar Judas com Sarney é uma ofensa a Judas." De Anthony Garotinho.

Pouca vergonha


Valdemar Costa Neto, o ex-deputado que renunciou para não ser cassado no auge da crise do mensalão, passa tardes e tardes no gabinete do ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes.

Pensamento

"O SUCESSO É UM SÍMBOLO DA AUTO-CONFIANÇA." Frank Cáprio

Se a moda pega...

Mulher é banida de Roma por dar calotes em restaurantes

Depois de muitas vezes saindo de restaurantes sem pagar a conta, uma mulher de 42 anos foi banida da cidade de Roma, na Itália, nesta segunda-feira. Descrita pela polícia como uma verdadeira "artista do calote", a esfomeada atacou alguns dos restaurantes mais chiques da cidade.

Pedindo refeições completas e vinhos caros, a mulher finge surpresa quando recebe a conta e foge inventando desculpas. "Ela veio aqui e comeu um almoço de 70 euros (cerca de R$ 178)", reclamou Giovanni Cappelli, do reaturante Il Chianti, especializado em culinária Toscana. "Depois disse que havia esquecido sua carteira na outra bolsa", completou.

A polícia italiana identificou a mulher apenas como D.N., moradora do vilarejo vizinho de Viterbo. Apesar de estar proibida de entrar em Roma por cinco anos, a mulher continua a circular pela cidade. (Reuters)

Artigo


A ironia da história
André Petry


Há exatamente dois anos, em março de 2004, o governo fez festa para um humilde trabalhador brasileiro. Era Francisco Basílio Cavalcante, faxineiro do aeroporto de Brasília. Ele encontrara uma carteira com 10.000 dólares esquecida num banheiro do aeroporto e entregou-a ao seu chefe, sem surrupiar um tostão. A carteira foi devolvida ao dono, um turista estrangeiro, e Francisco Cavalcante virou uma celebridade de quinze minutos. O presidente Lula falou dele em discursos e chegou a recebê-lo no Palácio do Planalto, onde conversaram e tomaram um cafezinho. Francisco Cavalcante saiu empolgado do encontro. Ganhara um autógrafo de Lula em seu macacão de faxineiro. Votara em Lula. Admirava Lula. Estava feliz.

E o que acontece agora?

Agora, exatos dois anos depois, o governo se empenha em impor silêncio e achincalhar um humilde trabalhador brasileiro. É Francenildo dos Santos Costa, o caseiro da mansão que o ministro Palocci jura – em público – que não freqüentava. O caseiro não pôde falar tudo o que sabe na CPI dos Bingos porque um senador governista conseguiu amordaçá-lo a tempo com um pedido judicial. E a polícia, com uma rapidez impressionante, descobriu uns depósitos em sua conta, deixando prosperar tenebrosas insinuações de que o rapaz recebeu dinheiro para falar... A polícia obteve acesso a dados bancários de um sujeito que não é investigado nem acusado de nada. (Ah, se essa mesma polícia tivesse essa eficiência para revelar a vida bancária de um Paulo Okamotto!)

Em apenas dois dias, o governo conseguiu massacrar o caseiro em sua celebridade de quinze minutos: mandaram-no calar a boca e vazaram a suspeita de que não passa de larápio vendilhão. Mas ninguém, nem os governistas, se arrisca a dizer que o caseiro mentiu.
É óbvio que o governo não faria festa para um caseiro que lhe faz acusações devastadoras, embora não fosse preciso tentar moê-lo na máquina da desmoralização, mas a diferença de tratamento dado a um e outro humilde trabalhador brasileiro é dramaticamente ilustrativa da trajetória que o governo Lula percorreu nos últimos dois anos. Eis a ironia da história: o partido com fortes raízes populares elege o primeiro presidente saído das camadas mais populares e, para manter o governo em pé, precisa calar e desmoralizar uma testemunha do povo. É emblemático.

Emblemático, também, porque a biografia do caseiro que abalou o governo é bastante parecida com a do presidente da República. Francenildo nasceu no povoado de Nazária, no interior do Piauí. É um retirante nordestino. Aos 13 anos, na companhia da mãe, pegou um ônibus para Brasília. Estudou até a 5ª série. Diz que trabalha desde que se conhece por gente. Ele gosta de Lula. Votou em Lula. "Vi que ele era bem votado no Nordeste e, como sou nordestino, resolvi votar nele." E pretende repetir seu voto. "Voto de novo no Lula. Fazer o quê? Não conheço os outros."

Esse é o monstro que conspira contra o governo.

quinta-feira, 23 de março de 2006

Resultado da enquete

O que você achou da operação do exército no Rio de Janeiro?

Positiva, deveria se estender para outras regiões do país - 86,67%

Negativa, isso não é coisa do exército - 10,00%

Não acho nada - 3,33%

A enquete teve um comentário:

A operação deveria se estender até o planalto central...
medeiros
jm_medeiros@uol.com.br

Eita merda


Doméstica está presa há 4 meses por roubar manteiga
A doméstica Angélica Aparecida Souza Teodoro, 18 anos, está presa há 120 dias por tentar roubar de um mercado um pote de 200 gramas de manteiga, no valor de R$ 3,10, em São Paulo. Ela foi detida em flagrante pela Polícia Militar ao ser descoberta pelo dono do estabelecimento comercial com a mercadoria escondida em um boné. Sem antecedentes criminais, segue atrás das grades, ao lado de presas acusadas de crimes hediondos.
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o roubo aconteceu no dia 16 de novembro do ano passado. Ao ver o filho de 2 anos chorando de fome e a mãe doente em casa, Angélica contou que saiu decidida a voltar com o café da manhã da família. Ela encontrou uma amiga que ia ao mercado, localizado no Jardim Maia, zona leste. A amiga escolheu alguns produtos e pagou a conta. Já a acusada escondeu a manteiga no boné.
A Justiça acatou o pedido da promotoria e já negou, por quatro vezes, a liberdade de Angélica. Ontem, o juiz César Augusto Andrade de Castro, da 23ª Vara Criminal, informou que não concedeu a liberdade provisória de Angélica porque ela é acusada pelo proprietário do mercado de tê-lo ameaçado de morte durante o flagrante. A doméstica nega a ameaça. (Redação Terra - Quinta, 16 de março de 2006).

Alguns roubam milhões, outros se encontram em mansões com prostitutas para fazer negócios ilícitos, outros ainda vendem suas consciências e a confiança de seus eleitores, estes podem ficar por aí livres, leves e soltos. Cadeia pra esses vagabundos, calhordas.

Talvez se não houvesse desvio, essa mãe que queria dar o que comer para seu filho, não precisasse roubar um pote de manteiga, talvez aquelas crianças e velhinhos que sofrem por falta de atendimento hospitalar não precisassem passar pelo que passam.

Nada está totalmente perdido, ainda temos uma chance, em outubro poderemos dar o troco, lá veremos se a população merece passar pelo o que está passando ou se aprendeu com tudo isso.

Acampamento

Em épocas de mansão e safadeza...

O médico estava tendo um caso com sua enfermeira. Após um tempo, ela disse a ele que estava grávida. Não querendo que sua esposa soubesse, ele deu uma soma de dinheiro para a enfermeira e mandou que ela fosse para a Itália e tivesse o bebê por lá.

- Mas como eu vou te comunicar quando o bebê nascer? - ela perguntou.

- Apenas mande-me um cartão postal e escreva no verso "spaghetti". Eu vou cuidar de todas as despesas da criança.

Sem ter outra alternativa, a enfermeira pegou o dinheiro e voou para a Itália. Seis meses se passaram e, num belo dia, a esposa do médico telefona para ele no consultório e diz:

- Querido, você recebeu um cartão postal da Europa pelo correio de hoje, e eu não consigo entender o significado da mensagem...

- Aguarde até que eu chegue em casa que eu explico prá você respondeu o médico.

O médico chegou em casa, leu o cartão postal e caiu no chão com um violento ataque cardíaco.Transportado imediatamente para o hospital, foi encaminhado para a emergência. O cardiologista de plantão, enquanto tentava confortar a mulher, perguntou-lhe qual o trauma que teria causado o ataque cardíaco. A esposa do médico, então, pegou o cartão postal e leu:

- Spaghetti, Spaghetti, Spaghetti, Spaghetti. Dois com salsichas e almôndegas, dois sem".

Enviada por: Claudio Duwe (Pomerode-SC)

Voto secreto


“Aqueles que defendem a cassação estão sendo ridicularizados nos corredores da Câmara.” deputado petista Mauro Passos, que vem votando com as decisões do Conselho de Ética e percebeu que não mais de 1/3 dos parlamentares faz o mesmo.

Porque não acabam com essa merda de voto secreto de uma vez.

Torra-torra


R$ 62,7 mil.

Serão torrados por Lula para renovar o enxoval de mesa e copa do Palácio. Somente com toalhas de mesa o custo será R$ 15,7 mil. Com os jogos de forro de bandeja, quase R$ 5 mil.

Pensamento

"QUEM CULTIVA A RAZÃO, AUMENTA SEUS BENS E DIMINUI SEUS MALES." Coelho Neto.

Opa

"Sou Germano Rigotto, mas vou apoiar o candidato do PMDB a presidente. Se o PMDB decidir apoiar o Lula, peço licença da presidência do PMDB e faço campanha para o Geraldo Alckmin". Vice-governador do estado de SC Eduardo Pinho Moreira, em conversa com Adelor Lessa.

Frase


"É um país com grandes potencialidades, mas a janela para aproveitá-las está se estreitando, pois outras nações estão avançando rapidamente".Vinod Thomas, diretor-geral do Banco Mundial, sobre o Brasil.

Destruição


"O governo do PT, que a todo custo tenta se manter no poder, deixará atrás de si um rastro de destruição econômica, social e moral, que talvez só possa ser resgatada, se o for, por gerações... Enquanto navegamos nas águas turvas do atraso e da corrupção vemos a América Latina mergulhar numa onda de governos populistas, ditos de esquerda, que juntamente com o ditador cubano Fidel Castro são exemplos para nosso governo. Este, em vez da propalada liderança, serve apenas para suprir os países vizinhos com recursos e obras por nós custeadas". Artigo de Maria Lucia Victor Barbosa

Artigo

O caseiro é o inimigo numero um do governo
Villas-Bôas Corrêa

Só com extrema complacência ou ingenuidade em dose cavalar de palermice dá para engolir a pílula da boa fé oficial na azarada manobra para desqualificar o depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa, que injetou sangue novo na veia da CPI dos Bingos com o envolvimento do intocável ministro da Fazenda, Antonio Palocci, nas sujeiras da Casa do Lago, reduto da turma de Ribeirão Preto de múltiplas serventias.

Falando com desembaraço, em tom humilde e respeitoso, o caseiro confirmou que viu, com os olhos da bisbilhotice profissional, umas dez ou vinte vezes o ministro no ninho da luxuosa casa na área da nobreza brasiliense, conservando na memória detalhes como o carro Peugeot prata, dirigido pelo ministro, sempre recebido com salamaleques e reverência e tratado como chefe.

O ministro nega e nega de dedos cruzados que alguma vez tenha estado na casa suspeita. Enfatiza: “Não estive lá nenhuma vez”. Com toda a credibilidade justamente merecida pelo desmentido ministerial, ressalve-se que segredo como este é de levar para o túmulo, não se confessa nem sob tortura.

Aos fatos: aos quarenta minutos do arrasador depoimento do caseiro Francenildo na CPI dos Bingos, a manobra articulada no Palácio do Planalto, com o conhecimento e a lógica aprovação do presidente Lula, reverteu o quadro, em cambalhota mortal: o pedido de liminar, encaminhado às pressas pelo líder do PT, senador Tião Viana, e acolhido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a exposição do caseiro e armou um salseiro, com desdobramentos e desfecho imprevisíveis.

O governo deu a impressão de que encostara a oposição no canto do ringue, sob uma saraivada de murros. Além de calar o caseiro, a suspeita de que milhares de reais foram depositados na sua conta bancária às vésperas do seu comparecimento à CPI foi reforçada pela publicação pela revista “Época” de extrato bancário, emitido às 20h28m de quinta-feira, comprovando depósitos na sua conta na Caixa Econômica Federal no total de R$ 38.860.

Pois o pirão encaroçou. O sigilo bancário foi quebrado na marra, sem autorização da Justiça. E, por caipora coincidência, na hora em que o extrato foi emitido, o titular da conta estava na Polícia Federal para se inscrever no programa de proteção a testemunhas, numa esmagadora prova de violação ilegal do seu sigilo bancário.

O pior estava a caminho. O caseiro, com o testemunho da sua mãe, dona Benta Maria dos Santos Costa, desfiou o segredo doméstico que a família preservava. Francenildo é filho do empresário de Teresina Eurípedes Soares da Silva, que resistira a reconhecer a paternidade no registro civil. Ao fim de longas tratativas, com assistência de advogado, chegou-se a acordo e Francenildo desistiu da ação de reconhecimento de paternidade mediante a doação de R$ 30 mil em dinheiro e o restante a ser quitado em parcelas já depositadas na conta do filho na Caixa Econômica Federal.

Em poucas linhas, o resumo da história edificante encurrala o governo, com o PT de contrapeso, na denúncia de montagem de escabrosa trama para calar a testemunha incômoda que revelou a existência de um esconderijo da turma de Ribeirão Preto, às margens do romântico Lago Azul de Brasília, de múltiplos usos e conveniências, seja como alcouce de encontros e farras ou trampas da alta e da baixa politicagem. E que entre seus freqüentadores de regular assiduidade destacava-se o reverenciado chefe, ministro Antônio Palocci.

As peremptórias negativas do ministro da Fazenda, escoradas na sua credibilidade, aconselham obedecer à regra clássica de exigir apuração exemplar antes da ofensiva exigindo a sua demissão, negada por Lula.

Mas, a mancha indelével na desbotada bandeira vermelha que o PT exibirá na campanha recordará a hipocrisia da legenda popular em seus dourados tempos de requebros esquerdistas pilhada à frente das velhacarias e burlas para desmoralizar o humilde caseiro que atendeu à convocação da CPI para contar o que é, até agora, a sua verdade.

No contra-ataque, a querela entre governo e oposição atolou no pântano da baixaria. No jogo sujo, a pausa para o pitoresco da hipótese levantada a sério pela líder do governo no Senado, senadora Ideli Salvatti, de que o caseiro poderia ter esquecido o seu extrato bancário em algum lugar e mãos prestimosas recolheram a prenda e a encaminharam à divulgação.

Descomposturas, acusações, suspeitas, exageros, bobagens entre senadores de cabelos brancos e que azedam os debates na CPI dos Bingos não justificam os melindres registrados pela mídia. Simples rotina nos intervalos de atividade na semana de dois a três dias úteis do Congresso convertido ao modelo ético do baixo clero.

Quem tem contas a prestar, e com urgência, além da Polícia Federal, é a Caixa Econômica Federal, informando o resultado da simples sindicância sobre a ilegal quebra de sigilo do caseiro Francenildo.

Antes que o PT complete a sua lapidação.