domingo, 7 de outubro de 2007

Sentar no fundo do avião é mais seguro?

Com as notícias recentes é possível que você esteja se perguntando se não seria melhor fazer aquela viagem de 12 horas de ônibus ao invés de pegar um vôo de 1h30. Talvez esteja pensando que sentar no fundo do avião seja estatisticamente mais seguro e possa aumentar suas chances...

OS FATOS

Ao sentar-se no fundo do avião você tem que agüentar o barulho, o banheiro e lembrar que será o último passageiro a sair da aeronave. Mas se você sentar nas últimas fileiras, você está mais seguro em caso de acidente?

Algumas pessoas afirmam que a traseira do avião é o lugar mais seguro porque os aviões tendem a bater o nariz primeiro. Outros dizem que a seção da asa é melhor, argumentando que seria mais estável estruturalmente.

Qualquer que seja a razão, a afirmção de que uma seção do avião seria mais segura que outra não é apoiada pelos fatos, diz Todd Curtis, um especialista em segurança aérea. Cada acidente é diferente, com muitas variáveis, portanto é impossível afirmar que um assento seja mais seguro que o outro.

Outro problema é que a maioria dos países não possuem agências para investigar cada acidente. E até com informações detalhadas como mapas de assentos é difícil determinar se o passageiro estava sentado ou de pé no momento do impacto.

Mas você ainda pode aumentar suas chances. A maioria dos acidentes ocorre quando os aviões estão descendo (aproximadamente 60%), ou quando eles estão levantando vôo e subindo (35%), portanto é melhor utilizar vôos sem escalas ou conexões, pois reduz a exposição a estes estágios do vôo mais susceptíveis a acidentes.

Aviões maiores também são mais seguros em parte porque eles são sujeitos a regulamentações mais severas e também porque eles tem mais estrutura para absorver energia durante o impacto.

CONCLUSÃO

Não há evidências de que a traseira de um avião seja mais segura do que sentar nos primeiros assentos.

Com informações do NYTimes.co

Nenhum comentário: