terça-feira, 30 de agosto de 2011

Futebol de Rua

Recebi esse email, gostei e repasso aos leitores, pois na minha época de criança, quando ainda morava em Blumenau, esse era o esporte mais praticado da rua.
1. A BOLA - A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do irmão menor.
2. O GOL - O gol pode ser feito com o que estiver à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos, os livros da escola e até o seu irmão menor.
3. O CAMPO - O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos grandes clássicos, o quarteirão inteiro.
4. DURAÇÃO DO JOGO - O jogo normalmente vira 5 e termina 10, pode alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.
5. FORMAÇÃO DOS TIMES - Varia de 3 a 70 jogadores de cada lado. Ruim vai para o gol. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Os mais fortes são beques.
6. O JUIZ - Não tem juiz.
7. AS INTERRUPÇÕES - No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada em 3 eventualidades: a) Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação. b) Quando passar na rua qualquer garota.
c) Quando passarem veículos pesados. De ônibus para cima. Bicicletas e Fusquinhas devem desviar dos jogadores.
8. AS SUBSTITUIÇÕES - São permitidas substituições nos casos de:
a) Um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer lição.
b) Jogador que arrancou o tampão do dedão do pé. Porém, nestes casos, o mesmo acaba voltando à partida após utilizar aquela água santa da torneira do quintal de alguém. c) Em caso de atropelamento.
9. AS PENALIDADES - A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar o adversário dentro do bueiro.
10. A JUSTIÇA ESPORTIVA - Os casos de litígio serão resolvidos na porrada, prevalece os mais fortes e quem pegar uma pedra antes. . .

Nenhum comentário: