quinta-feira, 14 de maio de 2009

Litoral

Navegantes participa do programa de combate a dengue

Navegantes – A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Países tropicais, aliados a características urbanas, como é o caso do Brasil, favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.
O município de Navegantes, em parceria com os Governos Federal e Estadual, participa do Programa de controle, prevenção e combate a dengue. Entre as ações desenvolvidas pela equipe é possível destacar as visitas domiciliares, colocação de armadilhas em pontos estratégicos, atendimento de reclamações e denúncias de terrenos com água parada, fiscalização e orientação em locais considerados de alto risco e envio de larvas coletadas para análise.
De acordo com Rodolfo Couto, Coordenador do Programa Municipal da dengue, há mais de dois anos não existe o registro de casos da doença, nem de larvas do mosquito em Navegantes. No entanto, a melhor forma de continuar o combate é evitar o acúmulo de água. “Para que esse trabalho tenha êxito, é preciso que a comunidade participe não deixando acumular água nos quintais, pois, precisamos entender que somos todos fiscais no combate à doença”, enfatiza.
Informações sobre o programa e denúncias de possíveis pontos de focos, podem ser feitas na Vigilância Sanitária, que funciona anexa a Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. O telefone para contato é 3342 9810.
Segue abaixo algumas dicas do Ministério da Saúde quanto aos cuidados no combate a dengue:
1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;

2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;

3 - Não jogue lixo em terrenos baldios;

4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo;

5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;

7 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;

8 - Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água;

9 - Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana;

10 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com freqüência.

Mais informações através do telefone (47) 3342 9810 com Rodolfo Couto.
Texto: Maila Santos Gaya SC 01773/JP
Assessora de imprensa: Vânia Voltolini SC 01057/JP


REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE NAVEGANTES SOFRERÁ MANUTENÇÃO AMANHÃ, 15 DE MAIO
Navegantes - O DAE - Departamento de Água e Esgoto de Navegantes informa que amanhã, 15 de maio, ocorrerá manutenção na rede de abastecimento de água na cidade. Isso ocasionará corte de abastecimento de água entre 8h e 14h nos bairros Gravatá, Meia Praia, São Domingos I e II e Centro.
Informações adicionais pode ser obtidas no DAE pelos contatos 47 3342 3632 - 47 3342 1136 - 47 9657 9036
Departamento de Água e Esgoto - DAE
Diretora Sandra Demetrio Santiago
Rua Prefeito Juvenal Mafra – Centro
47 3342 2632 – 3342 2794 – 3342 1136 – 9657 9039

Prefeitura inaugura ruas com convênio do Badesc
Navegantes – A Prefeitura de Navegantes inaugurou, na última sexta-feira (08), a primeira rua pavimentada por meio de convênio com o Badesc – Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina. Seis ruas já foram concluídas e mais cinco estão em execução. A previsão é que em até 60 dias todas as ruas sejam finalizadas.
A primeira inauguração foi da rua Adolfo Koehler, que começa no bairro Machados e vai até o bairro Nossa Senhora das Graças. Nesta quarta-feira (13) será inaugurada a rua Francisco Marcelino Vieira (Centro), no dia 14 (quinta-feira) será inaugurada a rua Osório Gonçalves Viana (Centro). As próximas ruas serão: Carmem Linhares (Centro), Agenor dos Santos (Porto das Balsas) e Corretor Ernesto Assini (Centro).
Mais informações com o Prefeito Roberto Carlos de Souza, através do telefone 9657-9087.
Assessora de Imprensa: Vânia Voltolini – SC 01057JP




Prefeitura negocia concessão de linhas do transporte público
Navegantes - A Empresa Rainha do Sul foi notificada em audiência pública no mês de abril, por não cumprir o que está no contrato. Em razão disso, a Administração Pública negociou com a companhia que ela ceda algumas linhas para outras empresas. Em viagem ao Rio de Janeiro e São Paulo, o Prefeito conversou com algumas empresas que se mostraram interessadas na concessão dessas linhas no município.
A Rainha opera na cidade há mais de 30 anos e a comunidade implora melhorias no transporte coletivo. As principais reclamações dos usuários são: não cumprimento dos horários, mudança de horário sem prévia comunicação aos usuários, não parada nos pontos previstos, pontos e ônibus em péssimo estado de conservação e motoristas mal informados. A empresa também não está cumprindo o que está no contrato. “Podemos citar alguns aspectos: ficou firmado que, em 2002, a empresa disponibilizaria de micro ônibus com ar condicionado, reforma nos pontos de ônibus e a frota com ônibus novos”.
O Prefeito alegou que uma disputa judicial demoraria muito tempo, então optou por um acordo para que seja aberta a concessão de apenas algumas linhas para outras empresas. Em viagem de negócios a São Paulo e Rio de Janeiro, o Prefeito falou que quatro empresas manifestaram interesse. Para o Prefeito, duas empresas fazendo concorrência no município seria vantagem para os usuários do transporte público.
Mais informações com o Prefeito Roberto Carlos de Souza, através do telefone 9657-9087.
Texto: Louise Benassi – SC 0002880
Assessora de Imprensa: Vânia Voltolini – SC 01057JP

Matrículas do ProJovem Trabalhador vão até o dia 22
250 jovens já se inscreveram para os cursos profissionalizantes
Navegantes – Uma oportunidade imperdível para os jovens de Navegantes. Estão abertas as inscrições para o ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã, um programa do Governo Federal. As inscrições vão até o dia 22 de maio. Os cursos oferecidos são: Eletricista predial e doméstico, Manutenção de computador, Encanador predial e comercial, Montador e Solda Naval, Secretariado, Rotinas Administrativas e Comércio e Vendas. Desde o dia 28 de abril, 250 jovens já se inscreveram nos cursos profissionalizantes.
Conforme o Secretário de Governo, Jonas de Souza, cada turma terá até 30 alunos. As aulas iniciam no dia 25 de maio. Para se inscrever o jovem, de 18 a 29 anos, deve levar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e carteira de trabalho. As inscrições são realizadas na Prefeitura, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Governo, no telefone 3342-9536.
O Programa
O ProJovem Trabalhador vai disponibilizar em Navegantes 500 vagas para jovens de 18 a 29 anos. O objetivo é a qualificação profissional, desenvolvimento humano e facilitação à inserção no mundo do trabalho. Serão de cinco a seis meses de curso, dividido em 350 horas, sendo 100 de Formação Básica e 250 de Formação Profissional Específica. Também são obrigatórias 40 horas de informática. Podem participar do programa jovens de 18 a 29 anos, que estejam desempregados ou em trabalho informal. Quem estiver escrito no ProJovem Urbano também pode participar, no entanto, só receberá bolsa estudo por um dos cursos.
O programa vai oferecer, além de especialização profissional e incentivo para voltar à escola (se for o caso), vale transporte, alimentação, material do curso, uniforme e bolsa estudo de R$ 600. Também é feito um cadastro de alunos, para que se possa fazer o encaixe conforme necessidade de empresas.
Cursos:
Eletricista predial e doméstico
Manutenção de computador
Encanador
Montador e Solda Naval
Secretariado
Rotinas Administrativas
Comércio e Vendas
Mais informações na Secretaria de Governo, através do telefone 3342-9536.
Texto: Louise Benassi – SC 0002880
Assessora de Imprensa: Vânia Voltolini – SC 01057JP
FOTO: LOUISE BENASSI


Unidades Públicas de Saúde são dedetizadas em Navegantes
Navegantes – A equipe da Vigilância Sanitária de Navegantes está realizando a dedetização de todas as Unidades de Saúde no município, com o objetivo de manter a higienização e a segurança, para continuar oferecendo um serviço de qualidade à população. Os trabalhos estão sendo realizados aos sábados, ocasião em que os Postos estão fechados para atendimento ao público.
De acordo com Sidiuney João da Silva, o Cidinho, funcionário de setor, dos dezesseis postos de saúde existentes no município, dez já foram dedetizados e a previsão é que até o final deste mês, todas as unidades sejam atendidas. “A dedetização é necessária porque mata possíveis pragas que possam aparecer no local, além de prevenir a sua infestação, reduzindo assim, o risco de contaminação”, explica Cidinho.
A cada seis meses, a Vigilância Sanitária Municipal realiza este trabalho em todas as Unidades públicas de Saúde. As pessoas interessadas em informações sobre dedetização, ou qualquer outra função exercida pela Vigilância Sanitária, podem entrar em contato através do e-mail visanavegantes@bol.com.br ou do telefone (47) 3342 9810.
Mais informações através do telefone 3342 9810 com Sidiuney João da Silva.
Texto: Maila Santos Gaya SC 01773/JP
Assessora de Imprensa: Vânia Voltolini – SC 01057JP

Piloto de Navegantes se afasta de campeonatos após grave acidente
Navegantes – Mirko André dos Santos, piloto de motocross com vários títulos conquistados na categoria MX3, vai ficar fora das pistas pelo menos até o final deste ano. O sonho de trazer novos títulos para o município acabou na 4ª Etapa Catarinense Cross Country, na cidade de Brusque, quando o piloto, que liderava a prova, sofreu uma queda num obstáculo, na última curva.
O piloto teve várias fraturas pelo corpo e foi submetido a uma cirurgia no ombro na segunda-feira, dia 11, no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. De acordo com Isolete dos Santos, mãe de Mirko, a cirurgia foi um sucesso e ele passa bem, porém, por conta das inúmeras fraturas que sofreu, ainda não tem previsão de alta hospitalar.
As perspectivas de vários títulos em 2009 eram bastante grandes para Mirko, pois desde o início do ano, vinha acumulando vitórias nas Etapas do Campeonato Catarinense de Verão de Motocross, Copa Norte Catarinense e Cross Country de Motocross. Ao ser consultado sobre seu retorno às pistas, o piloto explicou que o acidente é um fato muito recente. “Este ano não tenho como voltar a correr, pois o período de repouso é grande, de qualquer forma, ainda não parei pra pensar se vou ou não retornar, pois já sofri muitos acidentes ao longo da carreira, mas nenhum tão grave como esse”, finalizou o campeão.
Mais informações através do telefone (47) 3342 3005 com Isolete dos Santos.
Texto: Maila Santos Gaya SC 01773/JP
Assessora de Imprensa: Vânia Voltolini – SC 01057JP


Alunos de Navegantes conquistam ouro na etapa micro-regional do Jesc

Navegantes – Um resultado surpreendente. Assim pode ser considerado o desempenho da equipe de Atletismo, formada por alunos com idades entre 11 e 14 anos, que representou Navegantes na etapa micro-regional do JESC – Jogos Escolares de Santa Catarina, disputada em Itajaí na última sexta-feira (08). Dos treze alunos participantes, 12 conquistaram medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e três de bronze.
Os medalhistas de Ouro foram: Mayelly Farizzoto e Carlos Alberto da Silva no Arremesso de Peso, ambos da Escola Municipal Neusa Maria Rebello Vieira; Gisele Carvalho no Lançamento de Dardo, também da Escola Municipal Neusa Maria Rebello Vieira; Shirlei Lima da Escola Municipal Ilka Muller de Mello e Márcio Lira da Escola Municipal Rosa Maria Xavier de Araújo na Corrida de 80 metros com barreiras e Larissa Feller da Escola Municipal Ilka Muller de Mello, na Corrida de 250 metros.
Os medalhistas de Prata foram: Thayse Negherbon, da Escola Neusa Maria Rebello Vieira, na Corrida de 75 metros; Evellyn Souza, da Escola Rosa Maria Xavier de Araújo, no Salto em Distância e Indianara Veloso, da Escola Ilka Muller de Mello, na Corrida de 1.000 metros. Os medalhistas de Bronze foram: Oberdan Barni Júnior, da Escola Neusa Maria Rebello Vieira, na Corrida de 250 metros; Felipe Capella, da Escola Elsir Bernadete Gaya Muller, no Lançamento de Dardo e Estevan Silveira, da Escola Rosa Maria Xavier de Araújo, na Corrida de 1.000 metros.
A etapa micro-regional dos JESC – Jogos Escolares de Santa Catarina segue em Itajaí do dia 15 a 19 de maio, com diversas outras modalidades. As escolas que representam o município nos JESC são: Escola Municipal Neusa Maria Rebelo Vieira, Ilka Muller de Mello, Rosa Maria Xavier de Araújo, Maria Teresa Leal, Elsir Bernadete Gaya Muller, Centro Educacional Professora Maria de Lourdes Couto Cabral (Caic) e os colégios Sinergia, Santo Anjo e Dimensão. Além do Atletismo, os alunos navegantinos participam das modalidades de Judô (masculino), Xadrez (masculino e feminino), Basquetebol (feminino), Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino), Tênis de Mesa (masculino e feminino) e Voleibol (masculino e feminino).
Mais informações com o professor Eduardo Mafra, diretor da FME, através do telefone 3319-0379.
Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP
Assessora de Imprensa: Vânia Voltolini – SC 01057JP

ProJovem Urbano recebe equipamentos de informática
Navegantes – A coordenação do ProJovem Urbano entregou na manhã desta quarta-feira (13) equipamentos de informática às escolas que funcionam como Núcleo do programa. A entrega aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal e contou com a participação do Prefeito Roberto Carlos de Souza, alunos, professores, diretores escolares e membros das coordenações municipal e estadual.
O Centro Municipal de Educação Professora Maria de Lourdes Couto Cabral, o CAIC, que fica no bairro Nossa Senhora das Graças e a Escola Municipal Professora Neusa Maria Rebello Vieira, localizada no Centro, são as duas unidades escolares que, no período noturno, funcionam como Núcleos do Projovem Urbano. Cada núcleo recebeu um computador com impressora, um retroprojetor e um aparelho de fax. A coordenadora do programa no município, Margarete da Rosa Brustolin, explica que esses equipamentos vão funcionar como suporte de trabalho para os professores. Além disso, os 400 alunos cadastrados no sistema estão recebendo essa semana, todo o material didático para o acompanhamento das aulas. “Esta é uma excelente oportunidade para esses jovens estudarem, pois além do conhecimento teórico, eles ainda terão cursos profissionalizantes e uma ajuda em dinheiro todo mês”, avalia.
O ProJovem Urbano é um programa do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual e Municípios, que combina a formação do ensino fundamental com qualificação profissional. Para participar, o candidato deve ter entre 18 e 29 anos, saber ler e escrever e não ter concluído o ensino fundamental (8ª série). As aulas iniciaram no dia 06 de abril, das 19h às 22h30, com previsão de 18 meses de duração. Além do Ensino Fundamental, o curso oferece qualificação profissional (Arquivador, Almoxarife, Contínuo (Officce-Boy – Officce Girl) ou Auxiliar Administrativo), informática e auxílio de R$ 100 mensais.
Mais informações com a responsável local pelo ProJovem, Margarete da Rosa Brustolin, através do telefone 3342-3583 ou 9914-6798.
Texto: Maila Santos Gaya SC 01773/JP
Assessora de imprensa: Vânia Voltolini SC 01057/JP


Saúde ultrapassa meta e vacina 92% dos idosos em Navegantes

Navegantes – A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada por mais alguns dias no estado, para que alguns municípios atingissem suas metas, vacinando pelo menos 85% do público alvo. A Secretaria de Saúde de Navegantes vacinou até o dia 11 de maio, 4249 idosos, ou seja, 92% da população acima de 60 anos.
De acordo com o enfermeiro Jeferson Belotto, Diretor de Vigilância e Saúde, o município ultrapassou a meta que foi estabelecida pelo Governo do Estado para esta campanha. No entanto, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Navegantes possui 4603 idosos, e como alguns não receberam a vacina, as doses ficarão a disposição por mais alguns dias, nas Unidades de Saúde do Gravatá, Central, São Pedro, São Paulo, São Domingos, Nossa Senhora das Graças, Machados e Escalvados.
Belotto reforça a necessidade da vacinação na terceira idade, por ser um importante fator que pode reduzir o risco de influenza ou pneumonia, doenças cerebrovasculares, hospitalização por doenças cardíacas e até mesmo óbito.
Mais informações no telefone (47) 3319 0382 com Enfermeiro Jeferson Belotto.
Texto: Maila Santos Gaya SC 01773/JP
Assessora de imprensa: Vânia Voltolini SC 01057/JP

Equoterapia é implantado em Navegantes
Terapia com cavalo é realizada gratuitamente por profissionais da Secretaria de Saúde
Navegantes – Um projeto pioneiro passa a ser realizado pela Prefeitura de Navegantes. A Secretaria de Saúde passou a disponibilizar gratuitamente o tratamento de Equoterapia aos alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. O que era só um tratamento particular agora pode ser realizado sem custo algum em alunos da Associação e, em breve, em alunos especiais da rede pública de ensino.
Cerca de 25 alunos da APAE já tiveram o primeiro contato com os animais na última quarta-feira (13). Conforme a fisioterapeuta da APAE Adriana Nobre, a terapia é positiva para eles porque melhora o tratamento neurológico, o desenvolvimento motor e auxilia na sociabilização.
As atividades serão realizadas a principio duas vezes por semana. O espaço utilizado, a instalação e os três cavalos foram cedidos pelo voluntário Eduardo Mafra, que está feliz em poder colaborar com essa atividade. A equipe é formada por profissionais de fisioterapia, psicologia e um equitador. Logo contará ainda com acompanhamento de uma psicopedagoga e uma fonoaudióloga. O objetivo é a reabilitação em equipe.
De acordo com a fisioterapeuta da Prefeitura Elaine dos Santos, inicialmente a Prefeitura está disponibilizando a terapia para os alunos da APAE, mas a intenção é estender aos alunos especiais matriculadas nas escolas públicas. “Iremos verificar as principais patologias para pode realizar a terapia com crianças que têm dificuldade de aprendizagem, dificuldade motora, transtornos de comportamento e hiperatividade”, destacou a fisioterapeuta.
Mais informações com a fisioterapeuta Elaine Santos, através do telefone 3342-9805
Texto: Louise Benassi – SC 0002880
Assessora de Imprensa: Vânia Voltolini – SC 01057JP
FOTO: FERNANDO SOUZA




1º Encontro de Massoterapia de Navegantes
Navegantes – Acontece no dia 23 de maio, a partir das 8h30, o 1º Encontro de Massoterapia de Navegantes, no Pavilhão de Eventos. Serão realizados atendimentos de massagem e será servido um delicioso café da manhã, com sorteios de diversos brindes. Para participar será necessário a aquisição da camiseta oficial do evento, no valor de R$ 25. O evento será realizado pela Clínica de Fisioson, e contará com a participação de alunos e ex-alunos do curso de formação em massoterapia. Todos os recursos arrecadados serão destinados à aquisição de equipamentos de fisioterapia para a Associação Movendo Corações. Contatos e reservas podem ser feitos através dos telefones 3319-1806 ou 8862-0216, com Elizabeth ou Jemerson Oliveira.
Assessora de Imprensa: Vânia Voltolini – SC 01057JP

Nenhum comentário: