sábado, 9 de abril de 2011

Iolanda, Ignácio e Felix são homenageados na Sessão Solene

Com o intuito de resgatar a história e reconhecer a importância de ex-integrantes do escotismo em Santa Catarina, a Diretoria Regional solicitou Medalha de Gratidão em grau Ouro da União dos Escoteiros do Brasil para as seguintes personalidades:

Iolanda Lacerda Queiroz e Ignácio Queiroz - Todos os 6 filhos participaram do Movimento Escoteiro desde a infância. Parcela deles atuou e atua como dirigentes e escotistas e de quebra levaram os cônjuges a participar também. Todos os netos participaram ou participam do Movimento Escoteiro. Dá para dizer que eles criaram uma família escoteira. Ambos foram muito atuantes no Grupo Escoteiro do Ar Hercílio Luz, onde participaram em muitas frentes na sede e em atividades diversas. Mas a maior dedicação deles e por isso, são eternos merecedores de gratidão do movimento escoteiro catarinense, foi a dedicação e zelo durante as décadas de 1970 e 1980, para com o que hoje chamamos de Campo Escoteiro Paulo dos Reis. Foram aproximadamente duas décadas de muitas lutas, de superações, de idas e vindas. De finais de semana, de semanas, de meses, de férias integralmente dedicadas ao campo escoteiro e lá morando com os filhos e com os escoteiros que queriam ficar acampados com eles. Hoje, podemos dizer que se o Movimento Escoteiro de Santa Catarina conta com o Campo Escoteiro Paulo dos Reis, deve em muito, a este casa.

Félix Scheidemantel Neto - O Chefe Mengo (como é conhecido) foi um dos principais esteios do Grupo Escoteiro Timbó na década de 70. Após o falecimento em 1972 do Chefe Siegfried Pollmann fundador do Grupo Escoteiro Timbó. Mais tarde, o Chefe Mengo se casou e foi residir na cidade de Indaial aonde participou no Grupo Escoteiro Duque de Caxias daquela cidade, chegando a ser Comissário Distrital antes de deixar o Movimento. Nos anos 90, lideranças do Movimento Escoteiro foram novamente procurar o Chefe Mengo, pois o Distrito Escoteiro necessitava de um Coordenador Distrital. Mesmo dizendo-se desatualizado, o Chefe Mengo disse que se o Escotismo estava precisando de sua ajuda, ele aceitaria. Assim ficou no cargo aproximadamente dois anos.Hoje o Chefe Mengo reside e tem um restaurante em Indaial, e sempre que o assunto é sobre o “Escotismo”, seus olhos voltam a brilhar. Seu rosto enche-se com um lindo sorriso o que certamente exprime as belas lembranças vividas em nosso Movimento.

A entrega das distinções aconteceu na Sessão Solene da XVIII Assembléia Escoteira Regional na cidade de Brusque no último sábado 19 de março

Nenhum comentário: