sábado, 13 de setembro de 2008

Indaial comemora o dia do Idoso durante todo o mês

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Indaial programou um mês diferente para a turma da melhor idade. O dia do Idoso é comemorado apenas no dia 27 de setembro, mas a administração municipal planejou um mês cheio de atrações para esse público tão especial.

Do dia 05 de setembro a 1o de outubro serão diversas atrações.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Andrea Machado, essa semana é o resultado de todo um trabalho. “Indaial tem uma política diferenciada de acolher e oferecer política publica para o Idoso”, lembrou a secretária. “São atividades que integram e movimentam os idosos evitando o que o envelhecimento seja considerado um peso”.

Estudos indicam que idosos que participam ativamente da sociedade morrem mais tarde, já que ocupam partes significativas do cérebro que atrofiam rapidamente se não estimuladas. “Em Indaial os idosos têm atividades direcionadas como: teatro, música, festas, jogos e que serão apresentadas nesse mês”, lembrou Andrea.

Dia do Idoso

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades.

A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta.

O Brasil, que já foi celebrado como o país dos jovens, tem hoje cerca de 13,5 milhões de idosos, que representam 8% de sua população. Em 20 anos, o País será o sexto no mundo com o maior número de pessoas idosas. O dado serve de alerta para que o governo e a sociedade se preparem para essa nova realidade não tão distante.

O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões dessa elevação da expectativa de vida em todo o mundo. Apesar disso, ainda há muita desinformação sobre as particularidades do envelhecimento e o que é pior: muito preconceito e desrespeito em relação às pessoas da terceira idade, principalmente nos países pobres ou em desenvolvimento. No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia: a perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde.

Hoje a terceira idade tem Estatuto do Idoso, regido por princípios que registram o direito das pessoas mais velhas a uma ocupação e trabalho, como ainda acesso à saúde, justiça, cultura e sexualidade, além de poder participar da família e da comunidade. Trata-se de um modelo que deve ser seguido em todo o País. Afinal, respeitar e ouvir o idoso é obrigação de toda a sociedade.

Programação:

05/09/2008
16:30h
Culto Ecumênico em Comemoração a Semana do Idoso
Paróquia Santa Inês

07/09/2008
09:00h
Desfile Cívico – Grupo da Terceira Idade em Comemoração ao mês do Idoso
Centro

09/09/2008
14:00h as 17:00h
Tarde de Jogos - Grupo da Terceira Idade em Comemoração ao mês do Idoso
Centro de Convivência

18/09/2008
13:30h
Tarde Dançante da Melhor Idade - Comemoração ao mês do Idoso, durante a Semana Farroupilha
CTG Amigos da Cavalgada

19/09/2008
13:30h
Show de Talentos - Grupo da Terceira Idade em Comemoração ao mês do Idoso
Sociedade Recreativa de Indaial

26/09/2008
14:00h
Baile da Rainha - Grupo da Terceira Idade em Comemoração ao mês do Idoso
Parque Municipal Ribeirão das Pedras

01/10/2008
14:00h
Palestra para Terceira Idade - Comemoração ao mês do Idoso
Centro de Convivência da Melhor Idade

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Indaial

Nenhum comentário: