domingo, 16 de março de 2008

Convite

O Rotary Club de Indaial atento ao desenvolvimento de nossa cidade observa o surgimento de novas lideranças pessoais e institucionais, o incremento da participação social e da massa crítica na administração municipal. Preocupado com o sucesso e com a qualidade de vida, sonhos de todos que aqui residem e ou trabalham, como clube de serviços e apolítico, vê a necessidade de trazer ao conhecimento da comunidade, informações sobre o que seja o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO MUNICIPAL (PEM).

O PEM é um instrumento de relevância inquestionável para a gestão de pessoas físicas e jurídicas, privadas ou públicas. Sua construção, suportada pelas informações do passado, considerando as demandas atuais, projeta o futuro na forma de cenários, planos, programas, serviços, atividades, objetivos e metas, dando consistência e direção aos recursos, estabelecidos a longo prazo. Sua elaboração exige a participação dos agentes públicos, sociais e econômicos, de cidadãos com conhecimentos técnicos, políticos e culturais específicos. Fraquezas e potencialidades serão expostas, devendo ser superadas e exploradas. Vocações e tendências serão conhecidas e estabelecidas, devendo ser desenvolvidas e qualificadas. As ações necessárias no tempo, seus responsáveis, serão definidas e mensuráveis. As dificuldades e escassez de recursos humanos, materiais e financeiros serão apontadas como fatores críticos de sucesso. As interferências, pelas legislações e ações federal, estadual, metropolitana, que poderão repercutir localmente, serão consideradas como ameaças e oportunidades, devendo ser identificadas e trabalhadas. Enfim, contemplará a integração dos diferentes planejamentos, anseios, necessidades, convergindo para resultados apontados para o futuro, produzidos pela ação participativa de muitos e passíveis de acompanhamento/controle por todos.

Em 2008 teremos eleições para os administradores públicos municipais. Verifica-se o despreparo de muito dos candidatos a candidatos. Esses possíveis mandatários do município, não possuindo uma noção da dimensão, da complexidade e das responsabilidades dos cargos poderão, se eleitos, estabelecer e conduzir de forma individualizada e por minoria, o nosso amanhã. Há necessidade de determinação de objetivos de curto (Plano Plurianual), médio (Plano Diretor) e longo prazo (Plano Estratégico) com a participação da sociedade; otimização dos recursos; convergência de esforços; continuidade, ajustes e incrementos por contribuições de planos de governo, de pessoas, grupos, partidos, sem perder a visão do todo. Sabendo aonde se quer chegar (estratégico), fica mais fácil identificar o que precisamos (tático) e suprir as necessidades (operacional) para atingir nosso objetivo.

Agradecemos o apoio institucional e logístico da UNIASSELVI; do fornecimento do conhecimento teórico conceitual da PUCPR; e do conceito aplicado pelo INSTITUTO JOINVILLE.

PROGRAMA

* Dia -17/03/2008

Tema - Planejamento Estratégico Municipal (Conceito e construção)

Palestrante - Denis Alcides Resende - Pós-doutorado em administração pela USP, doutor em gestão da tecnologia da informação pela UFSC, mestre em informática pela UFPR, com especialização em magistério superior e graduação em administração de empresas e em processamento de dados. Trabalha com administração e informática desde 1980. Ligado às atividades didáticas desde 1986, lecionando na graduação, especialização e mestrado da PUCPR. Sócio-Diretor da Nove D Consultoria em informática. É autor do livro "Engenharia de Software e Sistemas de Informação" e co-autor do livro " Planejamento Estratégico Municipal", Ed. Brasport, 2005.

* Dia - 18/03/2008

Tema - Planejamento Estratégico de Joinville (Aplicação)

Palestrante - Ivo Gramkow - Técnico agrícola, economista, administrador, com passagens na Petrobrás, Tigre S.A., pós-graduado em economia e administração, com atuação voluntária em educação, saúde, meio-ambiente, cooperativismo, escotismo, Rotary, professor primário, secundário e universitário, coordenador do planejamento estratégico de Joinville, consultor, empresário- diretor da empresa Via Pax Bio , vice-presidente da Brasilbio (entidade que representa o setor orgânico do Brasil) e membro do Conselho de Administração do Instituto Joinville.

* Dia - 19/03/2008

Tema - Relações entre o Plano Diretor e o Planejamento Estratégico do
Município

Palestrante - Elaine Cristina Schoeffel - Arquiteta e urbanista (UFSC), mestre em gestão urbana (PUCPR), especialista em cidade, meio ambiente, políticas públicas e em geoprocessamento (UFPR), professora da Universidade do Contestado-Campus Mafra e da Faculdade Cenecista Rio Negrinho, consultora, coordenadora dos trabalhos do Conselho da Cidade (Rio Negrinho), servidora pública, atuando no Departamento de Urbanismo, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Rio Negrinho).

* Local - Anfiteatro da Uniasselvi - BR 470, 1040 - Km 71- Indaial - SC.

* Horário - 20h00´ até 22h00´

Público Alvo - Administração Pública, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Industrial, Câmara dos Diretores Lojistas, Associação das Pequenas e Médias Empresas, Sindicatos, Conselhos Municipais, Associações, Organizações Não Governamentais, alunos da Uniasselvi, Imprensa, outras entidades e pessoas interessadas

Na semana em que comemoramos o aniversário de emancipação do nosso município, essa é a nossa contribuição. Mostrar caminhos... Compartilhar conhecimentos e serviços... Realizar sonhos...

Rotary Club de Indaial
Eraldo Polz Renato Tomio
Presidente Comissão de Projetos de Prestação de Serviços

Nenhum comentário: