segunda-feira, 7 de julho de 2008

Indaial recebe certificado de GesPública

Na manhã de hoje, o prefeito Municipal Olímpio Tomio, juntamente da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) recebeu o certificado do GesPública ds mãos do representante do Ministério das Cidades do Governo Federal.

Na ocasião o representante do Presidente de Casan e Diretor Norte-Vale, Pedro Paulo Chiminello revelou que essa conquista é de todas as pessoas que trabalharam e desejaram essa vitória.

“É o modelo de gestão compartilhada que deu certo. É um trabalho consciente, com vontade de fazer”, disse Chiminello.

O representante do Ministério das Cidades, do Núcleo Setorial de Saneamento, João Luiz Damasceno Correa admitiu que esse é apenas o início de um trabalho que deu certo.

“É o sucesso da administração compartilhada de decentralizar a decisão e executar o projeto de saneamento, que traz mais qualidade de vida para os cidadãos”.
Para o prefeito Olímpio Tomio, esse é um desafio contínuo para proporcionar o melhor para os indaialmenses.

“Esse certificado deve ser compartilhado com todas as pessoas que se dedicaram e executaram esse projeto que pensa num todo”, comemorou Tomio. “São ganhos diários, com a qualidade da água, da saúde e do bem estar da população”.

O diretor de Meio Ambiente da Sesan, Márcio de Oliveira revelou que esse é o primeiro passo e talvez o mais importante. “O resultado do esforço da gestão compartilhada”, anunciou Oliveira.

O autor do projeto de Gestão Compartilhada na Prestação de Serviços de Saneamento de Indaial, Cláudio Ramos Floriani Jr. disse que esse processo de gestão é o mais democrático.

“O conselho é quem decide onde vai ser aplicado o fundo, é o resultado, um projeto que existe na prática. É a participação social e popular nas decisões mais importantes para o município”, confirmou Floriani.

O prêmio
O certificado foi instituído pelo Decreto nº 5.378, de 23 de fevereiro de 2005, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e para o aumento da competitividade do País, que formula e implementa medidas integradas em agenda de transformações da gestão, necessárias à promoção dos resultados preconizados no plano plurianual, à consolidação da administração pública profissional voltada ao interesse do cidadão e à aplicação de instrumentos e abordagens gerenciais.
O GesPública é a fusão dos Programas da Qualidade no Serviço Público (PQSP) e Nacional de Desburocratização, o que o torna hoje, a mais arrojada política pública formulada para a gestão. A Casan é apoiadora do núcleo de saneamento que teve início em 2005e utiliza o modelo de Gestão Compartilhada vivenciado em Indaial, como modelo para os demais municípios da região.

Gestão compartilhada: Casan e Sec. de Saneamento e Meio Ambiente
Com o término da concessão da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) no município, em 2003, a administração municipal decidiu fazer uma parceria com a empresa responsável pela água e esgoto da cidade.
A prefeitura juntamente com a Casan, através de uma gestão pública compartilhada deu inicio a realização de um objetivo: a construção da rede de Saneamento Básico.
Hoje a cidade conta de 70 quilômetros de rede coletora de esgoto, já foi licitada e licenciada a construção da Estação Central de Tratamento de Esgoto Doméstico que receberá mais de 50% do material coletado na cidade. Até o final desse ano, 65% da população da cidade será atendida com a coleta e o tratamento de esgoto.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário: