sábado, 26 de julho de 2008

Leve seu filho para tomar a segunda dose contra a Poliomielite

Começa nessa segunda-feira a campanha da segunda dose da vacina da poliomielite. Todas as crianças de zero a cinco anos devem tomar a segunda dose, mesmo que já tenha tomado a primeira.

A Secretária Municipal de Saúde de Indaial pretende atingir as 3.300 mil crianças na cidade.

Na primeira etapa foram vacinadas 97% das crianças do município, por isso os pais tem que levar as crianças novamente para tomar as gotinhas.

A vacinação ocorrerá em todas as unidades de saúde das 8h às 17h, além dos postos volantes que serão definidos na próxima semana. É preciso lembrar que as crianças devem ir até um dos postos de vacinação munidas do cartão de vacinação.







Não deixe de participar. Está em suas mãos a saúde do seu filho




O último caso de poliomielite no estado de Santa Catarina, com confirmação laboratorial, foi registrado em 1980. No período de 1981 a 1989, embora não tenha havido isolamento do vírus, sete casos foram confirmados por critério clínico, sendo em 1989 os últimos três casos.


A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia na região atingida. A doença foi de alta incidência no Brasil em anos anteriores. Milhares de pessoas tiveram paralisia e ficaram deficientes por causa da doença.


Em 1994, o Continente Americano recebeu a certificação de erradicação da transmissão autóctone do poliovírus, pela Organização Mundial de Saúde (caso autóctone é quando a pessoa contrai a doença na própria zona de residência) e há 17 anos não se registra casos de poliomielite no Brasil.


As gotinhas ou vacina é considerada pela OMS como a única capaz de viabilizar a erradicação global da poliomielite, recomendando-a para as nações com índices de coberturas vacinais abaixo dos considerados satisfatórios.

Fonte:Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Indaial

Nenhum comentário: