quinta-feira, 3 de junho de 2010

Indaial

Telecentro impõem medidas controladoras para uso da internet

A coordenação do Telecentro Comunitário de Indaial informa que, para cumprir com sua função de inserção social sem transformar-se em uma lan-house, medidas controladoras serão tomadas a partir de 1º de junho.
De acordo com a coordenação a partir do dia 1º de junho será obrigatória a apresentação de declaração de escolaridade para usuário menor de 16 anos; usuário menor de 16 anos, que não estiver estudando, deverá apresentar autorização dos pais (com contato telefônico) determinando o período de utilização do Telecentro.
Importante frisar que o tempo limite de utilização do Telecentro, por usuário, é de uma hora.
A coordenação também informa que é expressamente proibida a utilização do Telecentro para jogos, ou acesso a material pornográfico.
De acordo com a coordenação é importante que a comunidade saiba que o Telecentro não é uma lan-house e sim uma ferramenta facilitadora de acesso ao mundo digital para o aprendizado, pesquisas e trabalhos através da internet gratuita.


Municipalização do trânsito é aprovada pelo Departamento Nacional de Trânsito

A Administração Municipal de Indaial recebeu no dia 24 de maio o oficio do Departamento Nacional de Trânsito, que informa ao Departamento Municipal de Trânsito que a partir desta data, o município de Indaial encontra-se integrado ao Sistema Nacional de Trânsito. A partir da integração ao Sistema Nacional de Trânsito, ele passa a ter o código de órgão autuador, que constará do auto de infração, sob o número 281470.
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Jaime da Silva comemora a municipalização do trânsito. Segundo ele, agora a Administração Municipal terá poder de efetuar as alterações necessárias no trânsito de Indaial, ou seja, com a municipalização o trânsito terá novos rumos.
Jaime observa que a municipalização dará ao município a autonomia necessária para suprir as necessidades de engenharia, fiscalização, operação e educação do trânsito. Dará também, autonomia para implantar sistemas de controle de velocidade (lombadas eletrônicas) área de estacionamento rotativo, guarda municipal de trânsito, entre outras ações relacionadas ao mesmo.
O diretor adianta que foi contratada uma empresa especializada na elaboração de estudos relacionados ao trânsito, que está determinando diretrizes e ações globais, solucionando assim, questões pontuais como esquinas, fluxos, cruzamentos e pontos de conflito. “As ações citadas visam a constante valorização dos pedestres, ciclistas e o transporte de massa”, observa Jaime ao ressaltar que a primeira ação, resultou em uma iniciativa experimental da Administração Municipal que realizou testes de alterações na circulação do trânsito nas ruas de maior movimento, no Centro da cidade. Os testes envolveram as ruas Tiradentes, Amadeu Felipe da Luz, Carlos Blease e Lauro Muller. Nestas vias foi alterado o sentido para o tráfego de veículos, ou seja, quem passar pela Ponte dos Arcos, para chegar a Avenida Getúlio Vargas, deverá entrar na Rua Lauro Muller, não mais seguir pela Carlos Blaese e a Amadeu Felipe da Luz, como era feito anteriormente.
Jaime observa que no primeiro momento foi alterado o sentido de trafegabilidade na Rua Amadeu Felipe da Luz e na Rua Tiradentes, ou seja o sentido de transitar nestas ruas foi invertido.
Jaime afirma que com estás ações a Administração Municipal tem por meta contribuir para a melhoria do sistema de trânsito no município.


Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa no dia 31 de maio

O Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Vigilância em Saúde e Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, teve início no dia 31 de maio a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Sendo que o dia “D” da vacinação acontecerá no dia 12 de junho, Já a segunda etapa será realizada no dia 14 de Agosto. A vacina que é destinada a crianças de zero a menores de 5 anos, estará disponível em todas as Unidades de Saúde do município de Indaial, cuja meta é a de vacinar 3.666 crianças.
A campanha, realizada há 31 anos no Brasil é promovida com o objetivo de manter o país livre da doença. Portanto a recomendação é de que todas as crianças de zero a 5 anos devem ir as unidades de saúde para tomar a dose oral da vacina, independente de tê-la recebido anteriormente. A expectativa é de que pelo menos 95% deste público sejam imunizados.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite há 21 anos, desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na cidade de Souza, na Paraíba. Como ainda existe o risco do poliovírus ser reintroduzido no Brasil, através da entrada no país de casos vindos de lugares endêmicos, o Programa Nacional de Imunização trabalha com a prevenção.


Crianças devem tomar segunda dose contra H1N1

Trinta dias depois de se vacinarem contra a gripe H1N1, crianças entre seis meses e dois anos devem tomar a segunda dose para garantir imunização. Os pais devem levar as crianças nas Unidades de Saúde, que possuem Sala de Vacinação.
Além de chamar o grupo para a segunda dose, o Ministério da Saúde reforça a importância de manter as medidas de prevenção, como levar sempre as mãos, evitar tocar boca e olhos, não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoal, como copos e talheres, e cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar.


Assessoria da Juventude apresenta balanço das principais ações

A Assessoria da Juventude de Indaial, no qual está anexa à Secretaria de Desenvolvimento Econômico está desenvolvendo várias ações, que visam à integração do poder público com as entidades de lazer da comunidade.
Entre as ações trabalhadas está a criação do Conselho Municipal da Juventude aonde posteriormente será possível criar o Fundo Municipal da Juventude. Esse fundo possibilitará que seja feita a captação de recursos do Governo Federal a disposição para tais conselhos. “Pois atualmente muitas das verbas que é de direito dos municípios só tramitam fundo a fundo, aonde é inevitável a criação do Conselho Municipal da Juventude de Indaial”, explica o coordenador do setor, Andre Andrietti.
Também foi encaminhado do projeto Indaial Seguro a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, para posterior fechamento de convênio, podendo reforçar as políticas públicas municipais de programas de combate ao trafico e uso de drogas.
A Assessoria trabalhou, juntamente com a Comissão Organizadora da Fimi e Fundação Municipal de Esportes, na realização da 1ª Gincana Cidade de Indaial, que foi um sucesso em participação e envolvimento da comunidade.
Uma das grandes conquistas da Assessoria, foi o fechamento de convênio com o Ministério da Justiça, em conjunto com a Secretaria Estadual da Juventude, para a aquisição de um Centro de Referencia da Juventude oferecendo ao Jovem indaialense uma praça com quadra de vôlei, futebol suíço, pista de atletismo, concha acústica, pista de skate, ginásio entre outros atrativos.

Fonte: site da PMI

Nenhum comentário: