sexta-feira, 4 de junho de 2010

Indaial

Iniciativa experimental é efetivada no Trânsito de Indaial

A iniciativa experimental da Administração Municipal que foi colocada em prática entre os dias 25 e 26 de maio, pela Secretaria de Planejamento e Habitação – Departamento de Trânsito, envolvendo as ruas Tiradentes, Amadeu Felipe da Luz, Carlos Blaese e Lauro Müller, será efetivada. A informação é do engenheiro da empresa Oficina Consultores Associados de São Paulo, Wagner Bonetti. O engenheiro é um dos responsáveis pelo estudo do trânsito efetuado na cidade de Indaial. “As alterações, que envolvem em especial as ruas de maior circulação de veículos, visam melhorar o fluxo do trânsito, acabando com as filas e dando maior mobilidade aos indaialenses”, destaca ele.
O engenheiro observa que a partir dos testes iniciais realizados na rua Tiradentes envolvendo as ruas Amadeu Felipe da Luz, Carlos Blaese e Lauro Müller, pôde-se notar a diferença no fluxo dos veículos. “Essa diferença que acabou com as filas e melhorou a fluidez do trânsito, levou os profissionais da Secretaria de Planejamento a optar na efetivação da mudança”, destaca ele.
Bonetti explica que no estudo que está sendo feito no trânsito de Indaial, percebe-se que em certos locais onde foram feitas as análises, as modificações foram indicadas pelos profissionais da Secretaria de Planejamento do município. “Neste sentido o estudo só serviu para embasar tecnicamente as modificações”, explica ele ao comentar que outras situações chamaram a atenção dos engenheiros, que buscaram soluções para situações complexas na engenharia do trânsito nas vias da cidade de Indaial. “O que chama a atenção é que muitas soluções para as propostas já eram conhecidas bastando uma informação mais técnica a respeito das soluções apresentadas”, destaca ele ao afirmar que, com 34 anos em experiência no setor de trânsito, possui bagagem suficiente para traduzir a intuição do leigo em conceito técnico.
O engenheiro afirma que existia um entrelaçamento de duas correntes de fluxos, em dois sentidos da Ponte dos Arcos que se cruzam para entrar e sair do centro. “A fila da Rua Lauro Müller travava a entrada e a saída da Avenida Getúlio Vargas. Com a alteração o entrelaçamento foi tirado e evitou-se as filas”, explica Bonetti ao comentar que é necessário um conceito de circulação em Indaial, ou seja, girar ao invés de cruzar. “Essa é a primeira ação de muitas que já foram discutidas e que estão sendo analisadas as formas de implementar essas ações em outros pontos da cidade”, adianta ele.


Feirarti acontece neste sábado (5) no Museu Ferroviário

Rica em diversidade cultural, Indaial apresenta um artesanato misto e utilitário, fruto da educação adquirida no seio familiar e baseada nas etnias formadoras do município: Açoriana, alemã, italiana e polonesa e recentemente acrescida pelas tradições gauchescas, por isso, no dia 5 de junho, sábado o Museu Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva, irá sediar mais uma edição da Feira de Artesanato do Município de Indaial - Feirarti. O objetivo desta edição é o de proporcionar uma oportunidade diferenciada, para que a comunidade possa conhecer os trabalhos artesanais apresentados da Feira.
O Museu Ferroviário, está localizado na Rua Frederico Hardt, número 318, e estará aberto em horário comercial, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Serão comercializados peças de um número expressivo de artesãos indaialenses, que recebem a atenção da Cooperativa da Agroindústria Familiar e do Artesanato do Vale Europeu - AgroArte. À venda estarão Bordados, Ponto Cruz, Ponto Russo, Hardarger, caixas decoradas, Pintura Bauer Malerai, Guirlandas em madeira, EVA, crochet, tricot, Pintura em tecido, sabonete, vidro e metal. Na ocasião haverá venda de produtos da agroindústria, que traduzem a tradição da culinária produzida pelas famílias do Vale Europeu.


Semana do Meio Ambiente promove atividades diversas no município

Com o tema “Meio Ambiente em foco”: Indaial consciente cuidando do Meio Ambiente inicia no dia 6 de junho a programação da Semana do Meio Ambiente que segue com atividades diversas até o dia 18 de junho.
A programação terá início ás 7h45 min. da manhã do dia 6 de junho, domingo, com a abertura do Programa: Indaial Meio Ambiente em Foco, distribuição de materiais informativos sobre o Meio Ambiente e passeio ciclístico. O evento será realizado no estacionamento da Prefeitura Municipal de Indaial, na Rua Tiradentes. Na ocasião acontecerá o lançamento oficial da Campanha de Óleo no Futuro, que envolverá as escolas e unidades de Educação Infantil.
Também acontecerão atividades de recuperação de arborização nas ruas da área urbana, em especial no contorno do Hospital Beatriz Ramos; pátio do estacionamento da Piscina Pública – Pame e pátios das escolas e unidades de Educação Infantil.
Já entre os dias 7 e 11 de junho será realizado um ciclo de palestras nas escolas municipais. Entre os temas trabalhados destaca-se: animais (Projeto Bugio); Observação de Pássaros (Coave- Uniasselvi) e Reutilização de Óleo de cozinha (ONG AnGhUsA).
No dia 12 de junho será realizado o programa “Arte na Praça”. O programa terá início ás 9 horas, na Praça João Hennings Filho – em frente a Prefeitura Municipal, com apresentação da Orquestra Municipal Werner Pabst. Já as 10 horas, acontecerá a apresentação de Teatro de Rua, com a peça “A Farsa do Advogado Pathelin” e, as 11h30 min será apresentada a peça “Arlequin – O guarda de Honra”.
No programa da Semana do Meio Ambiente destaca-se a realização da 6ª Jornada Fotográfica Indaialense. O evento será realizado no dia 13 de junho, com a recepção aos inscritos a partir das 7 horas. Já as 8 horas acontece a saída para a captação de imagens.
Neste ano, a Jornada Fotográfica apresenta quatro temas a serem fotografados: belezas naturais, aves, comunicação visual e arquitetura. Podem participar fotógrafos profissionais e amadores, equipados com câmeras digitais. No dia 14 de julho, na FIC, acontecerá a premiação das melhores fotos em cada categoria e a abertura da exposição, com as 150 imagens selecionadas. O evento tem limite de participação de 100 inscritos. Haverá premiação para a melhor foto de cada categoria, no valor de R$ 1.000,00.
Outro destaque da Semana do Meio Ambiente é a realização de visitas ao Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da silva. As visitas acontecerão entre os dias 14 á 18 de junho em horário comercial.
Para finalizar a programação acontecerá entre os dias 15 á 30 de junho a exposição: Ecologia e Arte. O evento envolverá artistas timboenses (Egenolf Theilacker e Egídio Frankenberger). A abertura será no dia 15 de junho ás 20 horas, sendo que a visitação segue até o dia 30 em horário comercial, nas dependências da Fundação Indaialense de Cultura.

Fonte: site da PMI

Nenhum comentário: