sábado, 10 de março de 2007

Cenas chocantes

Cenas chocantes
Luiz Carlos Prates - (Diário Catarinense)

Meu Deus, que desespero! O ser humano na vida é permanentemente arrastado para buscar o prazer, ainda que esse prazer, não raro, possa ser extremamente perigoso. Sem freios morais, sem educação, certos prazeres nos conduzem aos precipícios do inferno em vida, trazendo junto formidáveis arrependimentos. Vivo gritando isso nas minhas palestras dentro de escolas: - Jovens, façam de tudo na vida para não terem que dizer mais tarde que estão arrependidos do que fizeram, para não dizer que foram burros, para não dizer - Ah, como fui estúpido! É preciso resistir às tentações, é muito fácil ceder, cair na rede das infelicidades.

Os resultados ficarão com a pessoa pelo resto da vida. Acabei de ler uma reportagem, sobre a qual já tratei aqui, de pais, em São Paulo, que andam contratando detetives para vigiar os filhos, para saber se os filhos consomem drogas.

Lendo sobre essa falência dos pais na educação dos filhos, encontrei uma história que me chocou e que arrasou com os pais da garota. É a história de uma menina, de uma criança de 15 anos, e 15 anos é criança sim, é um bebê, só faltam as fraldas, que foi monitorada por um detetive e cujo laudo final do detetive prostrou os pais. Uma certa família paulista queria descobrir se a filha do casal consumia drogas. O detetive terminou o trabalho com um laudo de desesperar qualquer pai e mãe.

Ele contou que a garota, após consumir álcool e drogas com os "amigos", costumava se envolver sexualmente com vários rapazes ao mesmo tempo. Santo Deus! Claro que essa fragilidade da menina, da criança, vem de casa, vem da falta de educação, dos valores éticos e morais que com ela jamais foram discutidos pelos pais, sem qualquer dúvida. Mas e agora? Como é que se apaga o inapagável? Falando ao repórter, o detetive disse que "Foi uma cena triste, degradante. Eu pensava nos pais da menina e tinha vontade de intervir, mas fiz a minha parte, entreguei as provas".

Esses detetives usam de vários recursos eletrônicos no monitoramento das pessoas a serem vigiadas e vêem coisas aterradoras. Fico a me perguntar, será que essa menina, uma criança, não se vai arrepender mais tarde? Será que não lhe vão ficar "cicatrizes" pelo corpo e pela alma? Alguém duvida?

É preciso que os pais não sejam ingênuos, os pais sabem quando verdadeiramente educaram os filhos, e se não o fizeram, desde o berço, não poderão chorar mais tarde. Claro que sempre haverá a possibilidade de tudo "dar errado", isto é, apesar de não terem educado, ainda assim, os filhos saírem coisa boa. É possível, mas pouco provável.

Garoto, garota, o prazer de poucos minutos pode custar remorsos de vida inteira, não esqueçam disso.

Nenhum comentário: