domingo, 29 de julho de 2007

Vegetais orgânicos são mais saudáveis, indica estudo

Uma pesquisa feita nos EUA, que levou dez anos para ser completada, indica que ingerir frutas orgânicas é mais benéfico par a saúde do que comer os mesmos alimentos que utilizaram fertilizantes químicos.

Os cientistas da Universidade da Califórnia fizeram comparação de tomates produzidos organicamente com os comuns e concluíram que os primeiros possuem praticamente duas vezes mais flavonóides, que são compostos com propriedades antioxidantes que beneficiam muito a saúde.

Pesquisas anteriores mostram que os flavonóides diminuem a pressão, chances de doenças cardíacas e derrames. Reduzem possibilidades de contrair câncer e problemas mentais como demência. Também são substâncias que diminuem o envelhecimento celular, reduzindo a velocidade do envelhecimento do corpo.

Foram medidas quantidades de dois tipos de flavonóides. E descobriu-se que, em média, há 88% destes elementos nos vegetais orgânicos.

O estudo, que foi publicado na revista New Scientist, mostra que é a diferença de nitrogênio na terra que explica o caso e que a ausência de fertilizantes nos vegetais orgânicos seria o responsável.

Como as plantações convencionais tem altos níveis de nitrogênio as plantas não teriam tanta necessidade de produzir flavonóides, que são como um mecanismo de defesa contra a ausência daquele componente.
(Com informações da BBC Brasil)

Nenhum comentário: