sexta-feira, 10 de julho de 2009

Parabéns aos autores

Para mostrar que nem só de críticas vive a coluna ou o blog, vou publicar uma matéria que merece os nossos apalusos. Parabéns aos autores.

"Evitar a poluição do lençol d’água, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Esta é a proposta da campanha lançada recentemente pela Associação Cultural e Desportiva (ACD) da UNIASSELVI, com o objetivo recolher óleo de cozinha utilizado. Um recipiente de coleta está à disposição da comunidade acadêmica no hall central da UNIASSELVI, em Indaial. O óleo coletado será destinado a uma empresa específica, que fará a reciclagem do material. Os interessados em contribuir com a ação devem trazer o óleo utilizado (vegetal ou animal) em frascos. O depósito do material pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas na Secretaria da ACD, no Bloco A.

De acordo com o presidente da ACD e vereador no município de Indaial, Anderson Luz dos Santos, o Batata, a intenção é transformar a iniciativa em lei. “A questão do lixo está se tornando um dos problemas mais graves da atualidade. A reciclagem é uma forma muito atrativa de gerenciamento de resíduos, transformando o lixo em insumos, com diversas vantagens ambientais”, defende o vereador. A proposta, apresentada em conjunto com o vereador Osvaldo Metzner, deverá ser votada em agosto no plenário da Câmara de Vereadores de Indaial. Batata explica ainda que ao se lançar óleo de cozinha na rede de esgoto, o sistema sofre com problemas de entupimento e danos às estações de tratamento. “Para retirar o óleo e desentupir os canos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia nociva. Além de causar danos irreparáveis ao meio ambiente”, completa Batata.

Pesquisas indicam que um litro de óleo de cozinha – vegetal ou animal – lançado no lençol d’água pode poluir até um milhão de litros de água potável."

Nenhum comentário: