sexta-feira, 10 de julho de 2009

Proposta de Copa 2014 ambientalmente sustentável é discutida em Brasília

Proposta de Copa 2014 ambientalmente sustentável é discutida em Brasília
Em uma reunião organizada pela presidente da Comissão Permanente de Mudanças Climáticas, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), o Grupo de Trabalho da Copa Limpa apresentou esta manhã (9/7) ao Chefe de Gabinete da Presidência da República, Gilberto de Carvalho, propostas para o modelo a ser criado para tornar a Copa de 2014ambientalmente sustentável.

O Grupo de Trabalho é formado por deputados e senadores e representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Esporte e Turismo, e trabalha para que o evento, que será realizada no Brasil, tenha iniciativas ambientais inovadoras. Na apresentação, feita pela senadora Ideli, exemplos de formas de tornar o evento uma experiência a ser copiada por outros países. Entre as propostas estão o uso de tecnologias de eficiência energética como os estádios solares, sistema de aproveitamento de recursos hídricos, reciclagem de resíduos e coleta seletiva do lixo, transporte utilizando biodiesel ou óleo vegetal, obras de infra-estrutura para dar mobilidade a ciclistas e pedestres e a implementação de um selo verde que dará certificação a estabelecimentos que praticam ações ambientalmente sustentáveis.
Durante a reunião a senadora destacou a importância de fazer da Copa Limpa uma marca na Copa de 2014. “Temos a oportunidade de fixar a marca de um evento responsável com ações que preservem e respeitem o meio ambiente. Essa será a marca do Brasil, um país que se preocupa com a sustentabilidade ambiental,” explicou Ideli.
Presentes a reunião, o ministro do Esporte, Orlando Silva e do Turismo, Luiz Barreto, ficaram satisfeitos com as iniciativas que podem ser aplicadas durante o evento no Brasil. Também foram convidados técnicos do Ministério de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia e Casa Civil.
As propostas aprovadas pelo Grupo de Trabalho serão apresentadas ao presidente Lula e ao Comitê Organizador da Copa em setembro.
Crédito: Divulgação
Assessoria de Imprensa
Senadora Ideli Salvatti - PT/SC

Nenhum comentário: