sexta-feira, 3 de março de 2006

Grande notícia

Cerveja tem efeito antiinflamatório, diz estudo

Beber cerveja atua positivamente sobre os processos inflamatórios e algumas doenças crônicas, de acordo com um estudo divulgado pela faculdade de Medicina da Universidade de Innsbruck. Segundo comunicado da equipe de pesquisadores, liderada por Dietmar Fuchs, os experimentos realizados com células sanguíneas demonstraram que a cerveja pode bloquear algumas infecções e doenças crônicas.

As substâncias contidas nos extratos de cevada parecem ter um impacto parecido ao que se atribui ao vinho tinto, ao chá verde e ao preto no organismo, cujo efeito positivo para a saúde, sobretudo nas doenças coronárias, é reconhecido cientificamente.

Os cientistas destacam que o fato de beber cerveja não implica necessariamente a ingestão de bebidas alcoólicas, dado que o efeito positivo do sumo de cevada se faz notar também quando este não contém álcool e também não depende da marca da bebida que se consome.

Os autores da pesquisa, realizada na seção de biologia química da universidade austríaca, asseguram que a cerveja parece aumentar a produção do chamado "hormônio da felicidade", a serotonina, um neurotransmissor que exerce um papel importante nos estados de ânimo das pessoas, como o humor, a ansiedade, o sonho, a dor, e até o comportamento sexual e alimentar. O estudo também confirmou que a ingestão de cerveja tem um efeito tranqüilizante sobre quem a bebe. (EFE)

Nenhum comentário: