segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

Tá com medo do que, farroupilha?


Novo capítulo da Operação Tapa Buracos: o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, pediu ao Tribunal de Contas que lhe comunique antecipadamente os casos de corrupção que apurar nos contratos de obras rodoviárias de emergência que o Governo está realizando. O Ministro não quer ser surpreendido pela leitura dos jornais.

Criada para favorecer empreiteiras previamente escolhidas e sob alegação de que são obras de emergência, liberadas de licitação, a Operação Tapa Buracos é um jogo de pega-esconde entre o Governo e o Tribunal de Contas: o que os auditores não virem ou não tiverem tempo de fiscalizar, é lucro. E as irregularidades que estão sendo encontradas recebem um discurso indignado – previamente estabelecido – e que serve como álibi para o Ministro e o DENIT alegarem que “foram surpreendidos, não sabiam de nada”.

Do país inteiro chegam denúncias de obras mal executadas – e pagas – e de trechos dados como recuperados e que continuam intransitáveis... Alegando-se que os estragos foram causados por novos temporais.

Para o Palácio do Planalto, a Operação Tapa Buracos já deu o que tinha de dar e cabe ao Ministro enfrentar as denúncias de corrupção em mais de 50% dos contratos.

Nenhum comentário: