quarta-feira, 19 de maio de 2010

Litoral

MPF determina derrubada das passarelas de pedra e árvores exóticas da praia de Navegantes

Placas foram colocadas em vários pontos da praia para explicar à comunidade a determinação


Navegantes – Além da substituição das plantas exóticas próximas às áreas das passarelas por vegetação nativa de restinga, a Prefeitura de Navegantes está cumprindo também a determinação do Ministério Público Federal de retirar as passarelas de pedras da orla da praia. Dez placas explicativas foram colocadas na praia, do antigo Sol de Verão sentido Meia-Praia, para esclarecer à comunidade o porquê das árvores e passarelas estarem sendo derrubadas, além de orientações com panfletos pelos profissionais da FUMAN nas escolas públicas e privadas.

A determinação do Ministério Público Federal vem desde 29 de dezembro de 2002 e agora a administração pública está retirando as construções em áreas não edificantes e substituindo as plantas exóticas por vegetação nativa. Esta medida foi tomada para preservação da praia de Navegantes, devendo a prefeitura comprometer-se a executar a recuperação ambiental da área de preservação permanente.

Sendo assim, a prefeitura realiza a derrubada das árvores conhecidas como casurina para substituir pela vegetação nativa do município. Conforme o Superintendente da Fundação do Meio Ambiente de Navegantes (FUMAN), Paulo Mafra, a casurina é uma espécie exótica de origem asiática que foi trazida para Navegantes há cerca de 20 anos, sendo considerada invasora e prejudicial à orla marítima. “Hoje ela é considerada uma espécie não desejada, que domina as espécies nativas em regeneração. Infelizmente foi implantada em área de restinga e hoje se encontra fora de controle”, explicou.

O Superintendente explica ainda que com a derrubada da vegetação exótica, além do enriquecimento por parte do município, a vegetação nativa irá ainda auto regenerar-se. “Estamos cumprindo o termo que foi determinado pelo Ministério desde 2002. A derrubada das árvores é necessária para que a vegetação nativa possa se reest0ruturar, assim como a retirada das passarelas de pedra”, finalizo0u.

Mais informações com o Superintendente da FUMAN, Paulo Mafra, através do telefone 3319-1089.
Texto: Louise Benassi – SC 0002880/JP
Assessora de imprensa: Vânia Voltolini SC 01057/JP


Recadastramento de aposentados e pensionistas da prefeitura de Navegantes

Navegantes – A Prefeitura de Navegantes está realizando o recadastramento dos aposentados e pensionistas. Para se recadastrar, o aposentado ou pensionista da prefeitura deverá comparecer no setor de Relações Humanas munidos de RG, CPF e comprovante de residência. A data para o recadastramento é do dia 17 a 21 de maio. O não comparecimento implicará a suspensão do pagamento.

Mais informações no setor de RH, através do telefone 3342-9502.
Texto: Louise Benassi
Assessora de imprensa: Vânia Voltolini SC 1057/JP

Nenhum comentário: