quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Artigo

Para que que eu vou votar no Lula?
Petrônio Souza (*)


Para que que eu vou votar no Lula? Para ver o Brasil crescendo a média anual de 2,3%, enquanto que a média mundial é de 4,3%, superando apenas o Haiti na América Latina? Ora, o Haiti é um país recortado em guerras e o mais pobre da nossa pobre América. Ainda assim, só perde em desenvolvimento anual para o Brasil, o gigante que Lula se negou a acordar.

Para que que eu vou votar no Lula? Para ver as grandes fábricas demitindo trabalhadores, país de família, por causa do crescimento pífio da Nação e da nossa economia? Enquanto quem produz, quem emprega, quem gera renda para o trabalhador registra os maiores prejuízos, os bancos, os especuladores, os agiotas institucionais registram os maiores índices de lucratividade, jamais alcançados neste surrupiado país, desde os tempos de Cabral. Eu quero um governo que privilegia quem investe em nosso desenvolvimento e não em quem amplia o endividamento dos nossos cidadãos.

Para que que eu vou votar no Lula? Para ver as nossas empresas se desmantelando em plena luz do dia? Para ver o desemprego registrando novos recordes nos grandes centros? Para ver a exclusão social se agravando e a parcela mais pobre da sociedade se distanciando cada vez mais da parcela mais rica? Para ver a violência aumentando acentuadamente nos grandes centros, sem contudo termos um projeto sequer para conter esta escalada da violência urbana?

Para que que eu vou votar no Lula? Para ver um governo que se orgulha das suas políticas covardes e preguiçosas de assistencialismo, do clientelismo, das esmolas institucionais, impedindo assim qualquer projeto de desenvolvimento social, de repensar o Brasil e desenvolver nossas potencialidades? Para ver um governo ignorar todas as suas promessas e projetos de uma verdadeira revolução social?
Para que que eu vou votar no Lula? Para ter um presidente que só sabe dizer que o país vai bem quando na verdade o povo vai mal, muito mal?

Basta ver nossos índices sociais que não avançaram em nada desde os tempos de FHC, este governo que Lula insiste em manter e ampliar. O voto existe é para nos livrar da podridão, da corrupção, dos maus políticos, dos vendedores, dos verdadeiros traidores da Pátria. E não para darmos a eles uma nova chance de nos empobrecer, de nos vender, de nos roubar, de nos enganar e depois dizer nas telas das tevês que o país está caminhando por uma nova estrada, aquela que nos leva para um abismo sem fundo, sem esperança de mudança, sem fé alguma no que virá!

(*) Petrônio Souza Gonçalves - é jornalista e escritor
E-mail: belooriente@cidademais.com.br

Nenhum comentário: