sexta-feira, 28 de abril de 2006

Avião que Dirceu usa é pago por uma empresa de fachada


00h37 — Por Caio Junqueira, César Felício, Paulo de Tarso Lyra e Thiago Vitale Jayme, no Valor Econômico desta segunda-feira:

“O avião em que o ex-deputado petista José Dirceu tem viajado pelo país é pago por uma empresa de consultoria de fachada. A empresa de consultoria José Dirceu & Associados S/C Ltda está sediada em um prédio residencial da avenida Jaguaré, 287, zona oeste de São Paulo. No conjunto 92 do bloco 1, onde, segundo o contrato social firmado em cartório, fica a sede da empresa, um casal reside há três anos pagando aluguel de R$ 350 mensais.

O proprietário do apartamento, segundo a inquilina, é Julio Cesar dos Santos, o único sócio de Dirceu na empresa. Ela não sabe se um dia funcionou ali um escritório, mas disse viver no local há três anos.

A empresa foi aberta em 16 de setembro de 1998. Aberta com capital social de R$ 5 mil divididos em 5 mil cotas sociais, Dirceu é o acionista majoritário da empresa: detém 90% das ações, enquanto Santos possui 10%. (...)

O contrato social foi elaborado pelo advogado Alceu Tatto, da família de ativistas petistas fortemente ligada à ex-prefeita, Marta Suplicy.

Ao contrário dos irmãos Ênio (deputado estadual), Arselino (vereador paulistano) e Jilmar (terceiro vice-presidente do PT e ex-secretário municipal na gestão Marta), Alceu não tem cargo público.

(...) Pelas palavras do sócio de José Dirceu, a empresa foi registrada dezenove dias antes da eleição de 1998, em que a conquista de uma cadeira de deputado por Dirceu , e a consequente colocação da empresa em um segundo plano, era praticamente certa.

A atualização do endereço- do escritório que estaria sendo entregue aos proprietários para um apartamento vazio-ocorreu em 25 de março de 2002, às vésperas da eleição presidencial.” (Primeira Leitura)

Nenhum comentário: