sexta-feira, 28 de abril de 2006

Cartas dos Leitores - O Globo


Impostos em cascata

De onde virá o próximo assalto ao bolso do contribuinte? Será mais uma “contribuição provisória”, como Fernando Henrique apelidou, com ar de deboche, o perene imposto do cheque? Ou o aumento virá sem disfarce e sem vergonha? O fato é que sempre resulta numa transferência de bolso, já tão sugado e empobrecido do povo, para o que se chama de Tesouro Nacional.
REINALDO ORTIZ DE SOUZA JR.
Rio

A montanha de impostos que os governos nos arrancam em cascata, desde o federal até os estaduais e os municipais, deveria ser suficiente para nos oferecer uma qualidade de vida européia e acabar com os vergonhosos bolsões de miséria e a conseqüente violência. Mas isso não acontece e, pelo contrário, o que recebemos de volta são escárnio e ofensas. Para onde vai essa dinheirama? Nunca nos explicaram, mas uma coisa é certa: os ratos da corrupção e da roubalheira são cada vez maiores, pois no Brasil se convencionou que ladrões poderosos podem se esconder atrás da Justiça que propositadamente não funciona.
CARLOS EUGÊNIO MATTOS FIGUEIREDO
Rio

Jornais noticiam que estamos quase alcançando o triste campeonato mundial de impostos arrancados de nosso minguado salário. Com que objetivo? Nas esquinas já se ouvem murmúrios dos que pretendem promover a desobediência civil, em repúdio ao impiedoso assalto ao nosso bolso. Mas sonegar pode não ser a solução, pois tenho medo de que os grandes e atrevidos ladrões da nossa estuprada República desçam armados de seus vistosos palácios, inconformados com essa insólita maneira de impedir que eles possam continuar roubando em paz.
BRUNO OBERLANDER MELO
Niterói, RJ

Nenhum comentário: