terça-feira, 20 de junho de 2006

Artigo


ESTADO DE DIREITO OU ESTADO DE NOJO?
Ternuma Regional Brasília
Por Carlos Alberto Cordella.


Estamos sob um Estado de Direito ou Estado de Nojo?

Todos nós brasileiros estamos passando por um momento de conflito existencial. Já não sei quem eu sou e se todos os valores éticos e morais que me foram transmitidos, por meus pais, realmente estavam corretos.

Vejo-me tentando ser ou parecer certo num país errado ou seria um país certo e na realidade eu seria o errado com meus valores certos?

Afinal, neste Brasil dominado pela ignorância e pela insensatez o que seria o certo ou errado? Quem seria o certo ou quem seria o errado? Qual escala de valores estamos utilizando?

Poderíamos chamar esta breve introdução, de introspecção ideológica cognitiva metafórica do oba-oba da alucinação generalizada. No popular, o conhecido samba do crioulo doido.

É certo que a milhões de anos não passávamos de microorganismos. Evoluímos e ganharmos o status de espécie dominante deste planeta. Decorridos milhões de anos constatamos que o processo evolutivo sempre caminhou para frente. Esta conquista evolutiva chamamos de razão e justamente esta razão nos diferencia dos animais. Após três anos e meio de governo Lula, concluo que nós brasileiros perdemos a razão e entramos num processo de involução desorientada. É como se caminhássemos para trás em busca das nossas origens desconsiderando nosso destino.

As cenas de vandalismo criminoso, mostradas no assalto ao Congresso Nacional, pela horda do MLST, talvez tenha causado o chamado "Estado de Nojo" em muitas pessoas, mas não me surpreendeu nem um pouco.

Se as pessoas honestas e honradas deste país - que ainda são a maioria - não fossem tão omissas e passivas aí sim poderíamos ter sido surpreendidos, mas se analisarmos a onda de desordem e contravenção que assola este país e o transformou no paraíso da corrupção e da impunidade, tudo não passou de um acontecimento rotineiro e normal.

Como tem se comportado nosso Congresso durante o governo Lula?

Qual a diferença entre o que nossos congressistas vêm praticando diariamente e a ação do MLST? A diferença está apenas na sutileza com que o Congresso Nacional vem violentando a nação. No fundo, ambos não passam de hordas.

O governo Lula tem representado a destruição de todos os valores morais e éticos que nós brasileiros conquistamos ao longo de nossa existência.

O governo Lula representa a vitória da esperteza sobre o mérito.

O governo Lula trocou a educação árdua e persistente dos bancos escolares pelas facilidades e comodidades filantrópicas. É o chamado reconhecimento e gratificação pelo ócio. Estamos construindo uma sociedade parasitária de abutres dedicados a rapinagem.

No governo Lula o errado virou certo.

No governo Lula o trabalho foi substituído pela malandragem e esperteza.

No governo Lula a honestidade virou galhofa, coisa de otário.

No governo Lula a propaganda enganosa virou realização e mostra conquistas surrealistas.

No governo Lula a mentira se tornou verdade.

No governo Lula os escândalos viraram coisa rotineira e comum, que não merecem comentários ou apurações.

No governo Lula a justiça deixou de lado a imparcialidade para dedicar-se aos interesses políticos ideológicos.

No governo Lula a autoridade banalizou-se pela incompetência e preguiça.

No governo Lula as instituições apodrecem e suas entranhas são vitimadas por parasitas que as consomem num ritmo alucinante e desenfreado.

No governo Lula a nação brasileira virou escárnio da América do Sul e perante o mundo não merecemos ao menos atenção (abro aqui uma exceção a seleção brasileira, aquela em que todos os titulares jogam na Europa).

Afinal, estamos num Estado de Direito ou num Estado de Nojo?

Aqui a gente aprende rápido. No país da malandragem e da esperteza, honesto virou otário e malandro esperto ganha título de doutor.

A vergonha já perdemos a muito tempo, mas estamos perdendo algo mais importante do que a vergonha, estamos perdendo nossa dignidade.

O presidente Lula está substituindo a democracia pela ladrocracia?

Decididamente estamos vendendo nossa alma ao diabo e não resta dúvida que ele vai cobrar um preço alto por sua parte neste acordo.

Aqui a gente aprende rápido! Será?

Nenhum comentário: