domingo, 18 de junho de 2006

Vergonheira, tudo com dinheiro público


Teve até bonés e camisas, já proibidos

As claques que lotaram o Clube Mauá, em São Gonçalo, e o Aeroclube de Nova Iguaçu para ouvir os discursos do presidente Lula deram, mais uma vez, ares de campanha eleitoral à agenda presidencial. A platéia dos eventos em Nova Iguaçu e São Gonçalo, formada por servidores municipais, políticos e beneficiários de programas sociais do governo federal e das prefeituras, gritava frases de apoio ao presidente. Pré-candidatos a deputado pelo PT ou por partidos aliados nas próximas eleições chegaram a distribuir camisetas, bonés e panfletos em Nova Iguaçu, o que está proibido este ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


O vereador de Mesquita André Taffarel (PT), pré-candidato a deputado federal, por exemplo, montou no local um estande chamado “gabinete de rua”, com direito a militantes usando camisetas com o seu nome e distribuindo panfletos. O presidente da Câmara de Nova Iguaçu, Carlos Ferreira, do mesmo partido, também levou cabos eleitorais. Até uma tenda do diretório municipal do PT foi montada. Os militantes distribuíram o jornal “O treze”, com informações sobre as realizações da prefeitura e uma pesquisa do Ibope mostrando a liderança de Lula na corrida presidencial.

Bandeiras do PCdoB com a inscrição “Agora é Lula” eram vistas por toda parte. Servidores da Secretaria de Educação de Nova Iguaçu instruíam os beneficiados do programa “Brasil Alfabetizado” na cidade a usarem camisas nas cores verde e amarelo, que tinha estampado o slogan “Governo federal e prefeitura, uma parceria nota 10”.

O evento em Nova Iguaçu também foi marcado por protesto. Trinta alunos da Universidade Federal Rural do Rio (UFRRJ) cobraram a construção de um campus em Nova Iguaçu, que será construído no próprio aeroclube. A pedra fundamental foi lançada pelo presidente Lula e a previsão é que a unidade fique pronta no ano que vem.

— Estamos estudando em salas da Escola Municipal Monteiro Lobato. Não temos laboratório, nem professores — disse o estudante Nilson Marques Júnior, de 19 anos.

De acordo com a Secretaria de Trânsito e Serviços Públicos de Nova Iguaçu, pelo menos 400 ônibus alugados por prefeituras e pelo governo federal levaram os participantes. O público recebeu lanche e água e puderam assistir ainda a shows de MPB, além de ter à disposição posto médico e banheiros químicos. A festa de formatura do Mova-Brasil foi financiada pela Petrobras, que também patrocina o projeto.

Em São Gonçalo foi instalada uma área vip, no segundo andar do Clube Mauá, onde foram acomodados secretários municipais, subsecretários, vereadores e diretores de escola, com bandeiras de apoio e agradecimento a Lula. Os nomes de servidores, alunos e beneficiários de programas foram ainda submetidos ao crivo do cerimonial da Presidência, que reduziu pela metade a lista dos convidados. Uma fila se estendia por quilômetros na porta do clube enquanto o presidente discursava. A maioria do público chegou em ônibus alugados pela prefeitura.(OGlobo)

Nenhum comentário: