quarta-feira, 18 de março de 2009

Litoral

Estaleiro público de Navegantes passa a atender três embarcações simultaneamente



Navegantes – Uma boa notícia para os pescadores artesanais de Navegantes. Pela perimira vez desde a sua fundação, a carrera (estaleiro público, localizado atrás da Secretaria de Agricultura, Apoio a Pesca Artesanal e Meio Ambiente) passou a atender três embarcações simultaneamente. Uma nova carrera foi feita em 2008, mas não havia sido concluída. Agora mais famílias de pescadores artesanais de Navegantes estão podendo fazer, sem nenhum custo, os consertos necessários em suas embarcações no estaleiro público. Em apenas três meses, a carrera atendeu aproximadamente de 25 embarcações



De acordo com o Diretor de Pesca de Navegantes, Carlos Antônio Patrício, foi iniciada, no ano passado, a construção de uma nova carrera, com maior capacidade, no entanto, ela não estava operando com sua capacidade total pela falta de dragagem e um carro para realizar as puxadas (levar um barco até o berço de atracação de um estaleiro). O Diretor explica que, com criatividade, os funcionários da Secretaria criaram um pequeno carro e estão usando a nova carrera para puxar as pequenas embarcações. “Nunca se conseguiu isso na história da carrera pública de Navegantes, e isso se deve ao empenho da equipe, e o maior beneficiado é o pescador artesanal do nosso município”, enfatizou.



O Diretor ressaltou ainda que os pescadores artesanais que estão parados pelo defeso do camarão (01 de março a 01 junho) devem aproveitar para fazer o agendamento na Secretaria, caso precisem fazer reparos em suas embarcações. O Secretário de Agricultura, Apoio à Pesca Artesanal e Meio Ambiente de Navegantes, João Paulo Gaya complementou falando da importância do serviço. “É uma equipe muito comprometida com a comunidade, que usam os poucos recursos disponíveis para atender o maior número de pescadores possível. Espero que a cada dia o atendimento melhore. O próximo objetivo é fazer a dragagem do rio, para poder atender quatro embarcações simultaneamente”, falou o secretário.



A Carrera



A Carrera foi criada em 1989, com a implantação da Secretaria de Agricultura e Apoio a Pesca Artesanal no município. O estaleiro público de Navegantes atende cerca de 400 famílias de pesadores artesanais, e visa dar suporte ao pescador e diminuir as suas despesas. O local conta com quatro berços para embarcações de pequeno porte, com até 12 metros de comprimento e capacidade de carga até oito toneladas.



No estaleiro, mantido pela Prefeitura de Navegantes, os pescadores contam com o serviço gratuito de um carpinteiro naval, soldador, torneiro, um mecânico e o responsável pela carrera. Além disso, o pescador não paga a puxada e muito menos a diária. Alguns estaleiros particulares chegam a cobrar R$ 20 por dia só para deixar o barco ancorado. Para conseguir o beneficio, o pescador artesanal deve estar em dia com a Colônia de Pescadores de Navegantes.

Texto: Louise Benassi - SC 0002880
Assessora de Imprensa: Vânia Voltolini – SC 01057/JP

Nenhum comentário: