sexta-feira, 27 de março de 2009

Litoral

CRAS promove curso de bombeiros mirins

Navegantes – Desenvolver o espírito de cidadania nas crianças para que não seja preciso moldar ou punir o adulto é um dos grandes desafios da sociedade de hoje. Mas através de um pequeno passo, a Prefeitura de Navegantes, através do Centro de Referencia em Assistencia Social - CRAS vem conseguido isso. O Centro, em parceria com os Bombeiros Voluntários, passou a ministrar o curso de Bombeiros Mirins para crianças carentes de 8 a 15 anos do bairro São Paulo.

Conforme o psicólogo do CRAS, Ricardo Testoni, o objetivo do curso não é formar bombeiros, mas trabalhar a criança para que, no futuro, ela aprenda a ser uma boa cidadã. “A criança aprende através de exemplo. O curso de bombeiros mirins trabalha nesse intuito de ser o bom exemplo para a formação da criança”, explicou.

Além de formar um bom cidadão, o curso também tem como objetivo tirar as crianças das ruas. “O curso acontece no período contrário à escola. Ocupando essas crianças, faz com que elas não se envolvam com drogas e não caiam no mundo da criminalidade”, enfatizou o psicólogo. Prova disso é o aluno do curso de bombeiros mirins Anderson Borba, 11 anos, que quando não estava no curso, ficava nas ruas soltando pipa. Ele não pretende ter bombeiro profissional, mas está gostando do que está aprendendo. “Está sendo muito útil o que estou aprendendo”, falou o menino.

De acordo com o psicólogo, as aulas iniciaram dia 09 de março e 60 crianças já participam do curso. Lá elas aprendem noções de primeiros socorros, acidentes domésticos, noções de trânsito, identificação de animais peçonhentos, como chamar os bombeiros, entre outras lições. Para participar a criança deve morar no bairro São Paulo e estar frequentando a escola. As aulas acontecem nos períodos matutino, das 8h às 11h, e vespertino, das 13h30 às 17h.

Mais informações com o Psicólogo Leonardo Testoni, através do telefone 9916-2549 ou 8415-0909.

Texto: Louise Benassi – SC 0002880
Assessora de Imprensa: Vânia Voltolini – SC 001057JP

Nenhum comentário: