segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

Para refletir


A GALINHA E OS IMPOSTOS
(Autor desconhecido)
Era uma vez uma galinha que achou alguns grãos de trigo.
-Vamos planta-los, e teremos pão. Querem me ajudar?
-Não! -- responderam em coro os bichos que povoavam a granja.

Ela semeou, e o trigo cresceu.

--Vamos colhê-lo -- propós ela.
--Eu não! -- exclamou o pato.
--Vou perde meu seguro de desemprego -- pretextou o ganso.
--Ficarei sem meus benefícios sociais -- resmungou o porco.
E a galinha fez a colheita sem auxílio de ninguém,
--Quem me ajuda a fazer o pão? -- perguntou ela.
E a pequena galinha preparou e assou o pão sózinha.
Mas, quando o pão ficou pronto, todos queriam comê-lo. A galinha disse:
--Mas eu posso comê-lo sem que ninguém me ajude....
--Exploradora! -- mugiu irada a vaca.
--Suja capitalista -- berrou o pato.
--Violam os meus direitos! -- reclamou o ganso.
O porco se pôs a grunir. Os animais organizaram uma passeata. Num grande cartaz, pintara a palavra " Injustiça", e gritaram muitas obscenidades contra a pequena galinha.

Até que chegou o cobrador dos impostos. Por artes dos outros animais, ele convenceu a galinha de que devia pagar uma grande parte do seu pão. O fruto do imposto, portanto, beneficiaria os outros.

Resultado: todos comeram. Mas a granja nunca mais voltou a ter pão.
charge: Gentil - Jornal A tarde (BA)

Nenhum comentário: