quinta-feira, 1 de junho de 2006

JEFFERSON MOSTRA QUE ERRO POLÍTICO SALVOU LULA


Celebrado por terem sido comprovadas todas as denúncias que fez em 2005 o ex-deputado Roberto Jefferson enfrentou os entrevistadores do “Roda Viva” da TV Cultura e qualificou como erro de cálculo da oposição salvar Lula do impeachment. Em junho-julho de 2005 havia todas as condições – a comprovação da conivência de Lula com as fraudes eleitorais da sua campanha de 2002 e o apoio da opinião pública, indignada com tanto cinismo dos petistas – para aprovação de um processo contra o Presidente.

A Oposição avaliou que a desmoralização de Lula era irreversível e, para evitar os traumas do impeachment, decidiu esperar as eleições de 2006, na expectativa de que Lula “sangraria”, desmoralizado, até outubro de 2006.

O episódio da confissão do marqueteiro Duda Mendonça foi o ponto alto do processo, que desnorteou o próprio PT e produziu brutal efeito sobre a opinião pública.

Com o tempo, porém, as denúncias arrefeceram e a propaganda oficial (cinicamente orquestrada pelo próprio Duda, que manteve seus milionários contratos com a Petrobrás) permitiu a recomposição da imagem de Lula.

O desafio da oposição, agora, é recuperar a indignação da opinião pública para derrotar Lula eleitoralmente.

Nenhum comentário: