segunda-feira, 9 de outubro de 2006

Artigo

LULA EVITOU NOVOS APAGÕES?
Adriana Vandoni


Hoje começarei uma seqüência de artigos para “tentar” esclarecer e alertar alguns possíveis eleitores de Lula. Aos indefinidos e ainda propensos a mudarem seu voto, peço que percam um tempinho lendo este e alguns próximos artigos que ainda virão. Nada será para enganar e, creiam em mim, serei o mais descomplicada e fiel à verdade. Raciocinaremos juntos, e vocês verão se não estou falando a verdade. Vamos lá.

Hoje falarei sobre energia e o apagão, já que todos devem se lembrar dos problemas que o apagão causou ao Brasil nos anos FHC. O país acompanhou estupefato ao acontecimento e todos nós mostramos do que o Brasileiro (com B maiúsculo mesmo) é capaz. Qual família brasileira não apagava todos os aparelhos para economizar quaisquer gastos desnecessários de energia? Quantos não tiravam a TV da tomada para não deixar nem aquela luzinha vermelha acesa?

O tempo passou, a temporada de novas chuvas chegou, e Deus nos deu as águas que abrandaram temporariamente nosso temor e o país não teve mais nenhuma crise de energia. Logo depois daquele momento Lula foi eleito, e hoje não corremos mais o risco de termos novos apagões.

Será?

Nestes anos Lula, nenhuma obra foi construída para produzir energia e evitar que novos apagões ocorram no futuro. Vocês o viram inaugurar ou mostrar alguma usina hidrelétrica em seus programas eleitorais? Poderíamos, então, pensar que isso ocorreu porque o governo não teve dinheiro para construir, não é? Então deveríamos procurar outra forma de fazer isso, estimulando que empresas privadas o façam, senão o país pára!!! Mas quais delas fariam isso sem ter um mínimo de segurança de retorno do dinheiro investido?

Eu não investiria meu dinheiro (nem se tivesse) em um negócio que tivesse dúvida de receber depois. O exemplo do que ocorreu com a Petrobrás na Bolívia é clássico e devemos utilizar como comparação, já que ela investiu lá o “nosso dinheiro” e tresloucado Evo Molarles resolveu confiscar esses investimentos. Lula não deu segurança para novos investidores virem pra cá, e pior ainda, retirou o necessário fortalecimento das agências reguladoras, que dariam segurança e estabilidade ao setor, estimulando essas novas empresas privadas a criarem novas fontes de produção de energia.

Na verdade, ficou da mesma forma como estava antes do apagão, nada foi feito para solucionar o problema. E como explicar o fato de não termos tido outro apagão? Alguém me perguntaria. Bem, esse fato nós devemos de forma indireta e transcendentalmente, a Lula.

Explico melhor: de forma indireta Lula conseguiu impedir o apagão atuando em de duas formas. A primeira foi limitando o crescimento do país, num momento em que o mundo todo cresceu. China, Índia, Coréia e diversos outros países cresceram como nunca antes, mas nossa economia não cresceu, não gerando tantos novos empregos como o governo diz ter criado. Muitos desses “novos empregados” já trabalhavam antes e apenas tiveram suas carteiras assinadas. A enganação é feita e vem sempre assim: “novos empregos”, acompanhado de “formais” ou “com carteira assinada”. Podem reparar.

Mas, voltando ao nosso crescimento pífio, se tivéssemos acompanhado o crescimento dos outros países, desprezando até o crescimento dos asiáticos, e usando apenas nossos países visinhos como comparação, hoje teríamos um novo apagão no país, pois faltaria energia para “tocar” as máquinas desses novos empregados das novas indústrias.

A segunda atuação, a transcendental, se deu pelo fato de Lula possuir um grande entrosamento com Deus. Comparando-se a Jesus Cristo, e acredito até que imagina ser um Jesus contemporâneo, Lula fez com que as chuvas viessem, e viessem justamente nos locais para encheram nossas reservas hídricas. Seu poder com o Pai fez chover nas áreas certas, para encher os lagos das usinas, permitindo-nos ainda realizar nossos trabalhos e produzir as poucas riquezas que produzimos.

Mas, infelizmente, mesmo essa vantagem não teremos mais. Creio que o demônio tenha se aproximado dele, como ele próprio disse a um amigo empresário: “não acorde o demônio que tem dentro de mim”. Provavelmente, contaminado pelos seus auxiliares corruptos, ou já tendo vendido a alma ao belzebu para se manter no poder, Lula tenha magoado nosso Pai misericordioso, e as nossas reservas hídricas já começam a escassear.

O seu amigo Evo Morales quer retirar a fonte de energia que poderiam compensar a diminuição dessas chuvas nos lugares certos. Estão paradas as termoelétricas que estariam hoje usando esse gás boliviano para compensar a falta de chuva e evitar a diminuição do nível das águas nas usinas, e já causa apreensão em quem é entendido no assunto.

Sei não, mas creio que devemos rezar e pedir que um carola assuma a presidência.

Nenhum comentário: