quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Artigo

LULA E A ONDA
Fernando Rodrigues - Folha de SP


Integrantes da cúpula petista admitem em privado a formação de uma onda anti-Lula pelo país. Acreditam que o "dossiegate" tenha colado no presidente-candidato. Se o segundo turno fosse em janeiro, funcionaria a tática de negar envolvimento e esperar a tempestade passar. Quase nunca se perde dinheiro ou eleição apostando na memória curta do brasileiro. Mas a eleição está logo aí.

A campanha neste segundo turno é previsível. Geraldo Alckmin apontará o dedo diariamente para o baixo padrão ético de parte dos petistas nesta reta final. Para debelar a crise, Lula parece disposto apenas a repetir a ladainha do "não sabia". O tempo exíguo corre contra o petista.

O maior ponto de interrogação até agora sobre o "dossiegate" é a origem do dinheiro. Está em cartaz um espetáculo surrealista. "A PF está investigando", dizem os petistas. Ocorre que todos os manipuladores das cédulas de real e de dólar eram e são do PT. Por que Lula, Ricardo Berzoini (presidente do PT) e Aloizio Mercadante não determinam aos envolvidos que contem a história completa?

Há duas respostas possíveis para essa pergunta. Primeiro, Lula, Berzoini e Mercadante não têm comando do partido, vivem no mundo da Lua e são absolutamente incapazes de executar tarefas executivas. A outra hipótese é a verdade sobre o dinheiro não poder vir a público, porque enterraria de uma vez o sonho reeleitoral do PT -e alguns acabariam na cadeia.

Sem esclarecer de onde surgiu o R$ 1,7 milhão do "dossiegate", só resta a Lula contar com uma eventual rápida perda de memória dos eleitores. A onda "dossiegate" passaria, como passou a do mensalão. Seria uma tarefa talvez exeqüível em alguns meses, mas dificílima em menos de quatro semanas.

Nenhum comentário: