quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Claudio Humberto

* O PT já se arrependeu da escolha da ex-prefeita de São Paulo para coordenar a campanha de reeleição do presidente Lula no Estado: pesquisas internas mostram que permanece inalterada a imensa rejeição do eleitorado a Marta Suplicy. A antipatia do eleitorado paulista à ex-prefeita foi decisiva na sua derrota para José Serra, em 2004, e inviabilizou sua pretendida candidatura ao governo do Estado: ela conseguiu perder, nas prévias do PT, para o senador Aloizio Mercadante, que não tem entre suas qualidades a simpatia.

* A correspondente do jornalão francês, Annie Gasnier, concluiu em artigo que o tom do segundo turno, dia 29, foi definido pelo debate de domingo: será muito agressivo. O tom agressivo de Alckmin, alinhando os temas abordados com os escândalos do governo, surpreendeu Lula, diz Gasnier. Na defensiva, o presidente, que após as primeiras denúncias em 2005 se disse “traído” e que “não sabia”, prometeu esclarecer a origem do R$1,7 milhão (do dossiê). O Le Monde assinala que no debate, Lula afirmou que “a ética consiste em punir”, referindo-se aos ministros e colaboradores que deixaram o governo. O respeitado jornal francês fala ainda da acusação de Alckmin ao Aerolula – e “a Lula restou ficar na defensiva”.

* No debate deste domingo, o presidente Lula se disse "o mais interessado" em descobrir quem montou o famigerado dossiê. E deixou no ar uma "promessa" cabulosa: "Pode demorar um ano, dez anos, um dia a polícia vai descobrir". Deu atestado de que se trata do maior mistério que um presidente já enfrentou. Que tal chamar Sherlock Holmes?

* O Ministério da Fazenda renovou seu contrato com a agência de turismo Trips Passagens e Turismo Ltda. Pode gastar até R$ 9.825 por dia.

* O deputado Rodrigo Maia (RJ) não se surpreendeu com o uso do correio eletrônico do Senado, no gabinete de Tião Viana (PT-AC), para propaganda eleitoral: “Não é a primeira vez que o PT utiliza a máquina pública”.

Nenhum comentário: