
Os políticos do Rio
Badger Vicari é jornalista do Jornal de Beltrão
Pois a greve de fome de Anthony Garotinho não surpreende. O Rio de Janeiro é pródigo em apresentar políticos algo estranhos, algo exóticos. O próprio prefeito Cesar Maia cultiva uma imagem de ‘‘maluco’’: pediu picolé num açougue, varreu a rua com um casacão próprio para o inverno, construiu mirantes e afirmou, sem se envergonhar, que eram factóides — quer dizer, não tinham utilidade nenhum, apenas o objetivo de fixarem-se no inconsciente coletivo e se firmarem como ‘‘coisa do Cesar Maia’’.
Agora Garotinho tenta embaralhar tudo. Antes de responder sobre a suposta irregularidade das doações (seria dinheiro de ONGs fantasmas que receberam verba do Estado para projetos igualmente fantasmas...), resolve criar seu factóide, e inventa uma greve de fome para chamar atenção e se dizer vítima da imprensa.
Bom, quem acompanha a política sabe que a grande imprensa não gosta dele. Mas daí a imaginar uma perseguição combinada me parece um exagero próprio dos políticos e suas paranóias que não têm fim.
Desde o mensalão, Lula, seus amigos e sua família vêm sendo bombardeados. Foi só Geraldo Alckmin ser confirmado como presidenciável pelo PSDB que surgem suspeitas de verbas estaduais terem beneficiado amigos e aliados alckmistas. E assim Garotinho, que tem 15% nas pesquisas, passa a ser alvo da imprensa também. Se por acaso Heloísa Helena ultrapassar os 10% nas intenções de voto também terá sua vida pública investigada.
É isso que torna o jornalismo político interessante. Não facilita com ninguém. E o jornalismo precisa mostrar serviço depois que comeu poeira no mensalão — foi preciso um ‘‘do esquema’’ (Roberto Jefferson) dar uma entrevista e descortinar a engrenagem, já que ninguém da imprensa conseguira confirmar nada.
Garotinho, se autoflagelando, quer encarnar algum personagem bíblico, aquelas coisas de ser David contra o mundo Golias. Se bobear, na campanha ele vai chorar e promover o bem x mal.
Enfim, eleição também é espetáculo e folclore. Lula não pára de discursar e falar bobagens, Alckmin comeu a famosa buchada nordestina nesta semana, Garotinho faz greve, Heloísa Helena saiu na revista Claudia ‘‘repaginada’’, Eneas tirou a barba e Itamar Franco por si só é uma piada ambulante. Tá faltando o Maluf nessa fauna!



Nenhum comentário:
Postar um comentário