terça-feira, 4 de julho de 2006

Cuidado com o novo golpe pelo celular

Semana passada recebi uma ligação pelo celular. Verifiquei tratar-se de “chamada não identificada”. Pensei ser um amigo meu que trabalha em uma empresa que, sempre quando liga, não aparece a identificação da chamada (isso evita que as pessoas fiquem retornando para o telefone da empresa e assim criando congestionamento nas linhas).

Atendi e, para minha surpresa, era uma ligação a cobrar.

Do outro lado da linha um sujeito com um forte sotaque carioca se identificando como policial militar. Isso me causou dúvida, pois moro em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e jamais vi um policial militar carioca aqui.

O sujeito afirmava que estava atendendo uma ocorrência de acidente, onde várias pessoas haviam ficado feridas e me indagou se alguém de minha família havia saído de moto ou carro.

Meu sócio logo percebeu o golpe e me informou do que se tratava.

Perguntei onde tinha ocorrido o acidente e o sujeito informou uma rua em outra cidade (Rua Palmeira, na cidade de Taquara), bem longe de onde moro.

Novamente ele me questionou sobre qual a pessoa de minha família que havia saído de moto ou carro.

Informei que minha família não era daqui, mas sim de Mato Grosso do Sul e que residia sozinho em Porto Alegre. Portanto, somente se alguém de minha família dirigiu alguns milhares de quilômetros para se envolver em um acidente aqui no Rio Grande do Sul, o que era impossível.

Novamente ele me perguntou qual pessoa de minha família havia saído de moto ou carro. Desliguei o telefone. Após alguns segundos ele ligou novamente, não atendi.

Pois bem, o golpe consiste no seguinte: Você fica apavorado, pensa em qualquer pessoa da família, diz para o sujeito que se passa por policial e esta pessoa vai informar que “felizmente” nenhum dos acidentados é o seu parente.

Você fica muito aliviado. Porém, algumas semanas depois você recebe uma ligação informando que este parente está seqüestrado e que você deve pagar um resgate. Eles, normalmente, pedem para você comprar cartões de telefone pré-pago e informar a numeração, assim podem fazer ligações usando os créditos, mas podem pedir depósitos em dinheiro, etc.

Depois você descobre que tudo não passou de um golpe.

Quem pratica este golpe? Normalmente nossos amigos que estão presos e, por incrível que pareça, continuam com acesso a celulares, dentro da prisão! (Viva o Governo!!!)

Então, aí vai a dica. Ao receber um telefonema não identificado, desconfie, se for a cobrar, desconfie ainda mais, e se a história acima se repetir ou pedirem algum dado seu ou de seus familiares, não informe, peça o posto, o nome completo, a guarnição e o telefone da mesma (ao se negar a informar, você já sabe, é golpe) se alegarem que é de algum órgão (INSS, Receita Federal, SERASA, SPC), ou empresa (Empresa de Energia Elétrica, Telefonia, TV a cabo, Banco, Financeira, etc) e que precisam “confirmar seus dados”, peça os dados da pessoa, o cargo e o telefone da empresa, informando que você irá ligar para confirmar as informações (ao se negar a informar, já sabe, é golpe!)

Lembre-se: SPC, SERASA, INSS, Receita Federal jamais entram em contato por telefone ou pela internet, somente por documentação timbrada e enviada para o seu endereço.

Mesmo assim, sempre é válido ir até o órgão para certificar-se da validade da notificação.

Em caso de bancos, empresa de energia, telefonia, tv a cabo, etc, entre em contato com o telefone oficial da empresa para confirmar a ligação.

Não caia nesses golpes e avise seus amigos para que também possam se prevenir e não ser mais um lesado por esses malandros!

Lisandro Moraes, editor do site Endividado.com

Nenhum comentário: