terça-feira, 25 de julho de 2006

Brasil também oferece download gratuito de livros

O Brasil também tem experiências de biblioteca virtual gratuita para textos - e também arquivos de imagem, vídeos e som - que já estão em domínio público ou que receberam licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.

Lançado em novembro de 2004 pelo Ministério da Educação, o portal www.dominiopublico.gov.br possui um acervo de mais de 500 títulos. É possível pesquisar e baixar, gratuitamente, arquivos destas obras, consultando pelo seu autor ou conteúdo.

O número de visitantes, no entanto, ainda parece tímido, se comparado, por exemplo, com os acessos dos projetos americanos. De 2004 para cá, pouco mais de 1 milhão de pessoas acessaram o site.

Entre os arquivos de texto, os itens mais acessados em quase dois anos foram uma versão para o português de "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, que teve mais de 16 mil downloads. E o livro infantil "A Bruxa e o Caldeirão", de José Leon Machado.

"Dom Casmurro" e "A Cartomante", ambos do escritor Machado de Assis, estão entre os dez títulos mais baixados, com respectivamente 6.753 e 5.931 downloads.

A lista de itens mais acessados tem ainda uma reprodução de "A Adoração dos Magos", de Leonardo da Vinci, entre as imagens; uma versão do Hino Nacional Brasileiro, entre os arquivos de som, e um vídeo, de um autor desconhecido, de um teste com bomba atômica no Atol de Bikini.<

Outra experiência

A Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, também tem acesso gratuito para suas obras digitalizadas, cujo número total de itens já passa de 4.500, sendo que um item pode possuir mil arquivos digitais. O site www.bn.br destaca, no acervo digitalizado, Projetos Temáticos e uma lista de Tesouros da Biblioteca Nacional, como a Bíblia de Mogúncia e a primeira gramática em língua portuguesa.

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário: