domingo, 9 de julho de 2006

A senadora vai ao YouTube em nome do socialismo e da liberdade

Horário eleitoral invade Orkut e YouTube


O horário eleitoral gratuito ainda não começou nas redes de rádio e TV, mas já ocupa grande espaço em sites de compartilhamento de vídeos como YouTube e mobiliza a militância política em comunidades do Orkut.


Os partidos políticos com mais espaço na internet são, em geral, justamente aqueles que terão menos tempo na TV e menos acesso à mídia.


A candidata do PSOL à presidência da República, Heloísa Helena, tem cerca de 10 minutos em vídeos publicados no Orkut. Nos vídeos, Heloísa defende mudanças profundas na política econômica e bandeiras dos movimentos sociais.


Um levantamento publicado pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a candidata do PSOL tem cerca de 100 comunidades no Orkut. Outros candidatos, como os primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto, Lula e Alckmin possuem centenas de comunidades. A maior parte delas é fundada por simpatizantes das candidaturas tucana e petista, embora existam outras tantas com críticas.


Algumas comunidades usam o humor para discutir política como “Alckmin é o Mr. Burns”, que compara o ex-governador paulista ao personagem dos Simpsons, ou “Onde andará o dedinho do Lula?”, uma referência ao dedo que Lula perdeu quando operava máquinas em São Bernardo.


César Maia, prefeito do Rio, mantinha um blog onde discutia com seus leitores assuntos da política carioca e nacional. Maia deixou de atualizar o blog após ser acusado por adversários de gastar mais tempo com internet do que cuidando de assuntos do município.(Felipe Zmoginski, do Plantão INFO)

Nenhum comentário: