terça-feira, 11 de julho de 2006

Esse não tem nada pra fazer

Deputado quer proibir 'estrangeiros' de jogar na Seleção

Projeto de Lei do deputado Luiz Carlos Hauly, do Paraná, proíbe a convocação, para a seleção brasileira de futebol, de jogadores que estejam atuando no exterior.

Conforme o projeto, eles só podem integrar a seleção se estiverem jogando no Brasil nos 12 meses anteriores à alguma competição internacional. Essa proibição se estende ao técnico e demais integrantes da comissão técnica. Além disso, os jogadores estrangeiros e os que tiverem dupla nacionalidade também não poderão integrar a seleção.

'Em muitas competições internacionais, a seleção é representada por jogadores que há anos atuam fora do Brasil ou obtiveram dupla nacionalidade', constata Hauly. O parlamentar acredita que restringir a convocação de atletas para a seleção brasileira vai incentivar os jogadores de alto nível a continuar defendendo equipes nacionais.

A seleção brasileira na Copa do Mundo na Alemanha tinha 20 jogadores atuando em clubes internacionais e apenas três jogando em times brasileiros (Rogério Ceni, Ricardinho e Mineiro). 'O Brasil deveria ser a 'pátria de chuteiras', mas o que temos visto são 'chuteiras sem pátria'', lamenta o parlamentar.

Multa - A proposta define como seleção a equipe convocada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para representar o País em evento internacional promovido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), como a Copa do Mundo e a Copa das Confederações.

Se a CBF desrespeitar as regras para convocação, estará sujeita a multa equivalente a 100 vezes o valor da remuneração do atleta ou técnico convocado irregularmente, além de ficar passível de sofrer intervenção do Ministério Público Federal até que a irregularidade seja sanada. A multa será destinada a entidades formadoras de atletas amadores.

A fiscalização dessas regras será feita pelo Conselho Nacional de Esporte (CNE).

Tramitação - O projeto foi apresentado na última terça-feira, e ainda não foram definidas quais comissões o analisarão.(O Liberal)

Nenhum comentário: