sábado, 1 de julho de 2006

Falso e-mail da Folha Online sobre Bussunda rouba senhas

Um falso e-mail com o logotipo da Folha Online circula pela internet com aquela que seria a "última gravação do Casseta". Ao espalhar a mensagem, piratas virtuais aproveitam a curiosidade dos internautas em relação à morte do apresentador Bussunda para instalar um código malicioso nos computadores.

A praga Infostealer.Bancos!gen, identificada pela empresa de segurança Symantec, faz parte de um golpe conhecido como phishing scam. Seguindo esta tática, piratas oferecem links maliciosos que, quando acessados, instalam softwares espiões no PC das vítimas. Estas pragas têm como foco o roubo de dados bancários e permitem a realização de transações financeiras indevidas.

O golpe sobre o vídeo do Bussunda utiliza uma foto divulgada na Folha Online, no Blog da Soninha (à esquerda). Depois de um parágrafo sobre a morte do humorista, os piratas oferecem uma barra igual ao do Windows Media Player com "o clipe da gravação do programa especial dos Casseta na Copa". Quando clica neste link, o usuário infecta seu computador.

Como geralmente acontece em golpes virtuais, a mensagem apresenta erros de português - o "Casseta" do título virou "Caseta", por exemplo.

Para evitar ser vítima deste tipo de fraude, especialistas em segurança aconselham os internautas a nunca clicar em links sugeridos via e-mail. Além disso, é importante que os usuários instalem antivírus, mantenham estes programas de segurança atualizados e troquem regularmente as senhas utilizadas em transações financeiras online.(Fonte: Folha Online, por Juliana Carpanez )

Nenhum comentário: